CIDADES

min de leitura - #

Arapongas revitaliza antiga estação

ALINE ANDRADE

| Edição de 22 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura de Arapongas, através da secretaria de Obras, está finalizando o projeto de reforma da antiga estação ferroviária da cidade. O espaço, que hoje está abandonado e abriga usuários de drogas e andarilhos, passará por uma reforma geral para receber a nova secretaria de Cultura do município. Projeto faz parte das reformas no espaço, que será transformado em um grande centro cultural da cidade. 

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Jair Milani, a antiga estação ferroviária passará por uma reforma geral, mantendo a arquitetura original, para abrigar a nova secretaria da Cultura. “Serão realizadas adaptações gerais no prédio para abrigar a secretaria, que hoje funciona anexa à biblioteca municipal. O projeto deve ficar pronto dentro de 10 dias para abrir a licitação. Ainda não temos previsão de orçamento e conclusão, mas essa mudança sem dúvidas, deve melhorar a segurança naquele local”, afirmou Milani.
Anexo à antiga estação que será reformada para receber a secretaria de Cultura do município, estão acontecendo as obras para a cobertura e revitalização da Feira da Lua, espaço que será transformado em um centro cultural. “Com a reforma da antiga estação e as obras da Feira da Lua que já começaram, queremos transformar este espaço em um grande centro cultural de Arapongas”, disse o vice-prefeito.
Para o secretário municipal de Cultura de Arapongas Geison Cortez, a mudança deve favorecer os trabalhos da pasta, além de recuperar um importante ponto histórico da cidade. “É um espaço que merece a atenção da administração, a secretaria vai ficar mais centralizada e próxima aos prédios culturais da cidade, principalmente quando o complexo cultural da Feira da Lua fiar pronto. Temos muitas ideias para o local e acredito que vai ficar muito bom”, afirma o secretário.

CENTRO DE EVENTOS
A empresa responsável pela obra do centro de eventos iniciou os trabalhos há cerca de um mês. Durante o período de obras, a Feira da Lua, que acontece às quintas-feiras, está sendo realizada na Praça do ginásio de esportes Luiz Augusto Zin. O projeto compreende a execução de cobertura parcial da Rua Jandaia e passeio público, onde estão localizados a área para a circulação e estacionamento de veículos, ciclovia, rampa elevada; calçada e plantio de grama de acesso à edificação; calçada com bancos em bloco de concreto, vagas para foodtruck, lixeiras, bicicletário; espaço para palco, camarim, depósito e banheiro; playground e várias outras melhorias. A obra está sendo realizada em uma área total, de 3.855,68 m², pelo valor de 
R$ 2,3 mi.
Segundo o prefeito Sérgio Onofre, o objetivo é que neste espaço funcione uma importante área de eventos, sediando não apenas a Feira da Lua, mas shows, festas e outras promoções de interesse comunitário. “É uma obra importante, que atende à solicitação dos feirantes e das pessoas que frequentam aquele espaço. Temos certeza de que a partir do ano que vem ele passará a atrair um número ainda maior de pessoas, pois o projeto ficou muito bonito”, disse o prefeito, à época do lançamento do projeto.

População aprova melhoria
O vendedor Sidnei Isidoro do Nascimento é morador da região onde fica a estação há dois anos. Ele acredita que as obras vêm beneficiar tanto moradores quanto vendedores que trabalham na feira. “A reforma na estação deve melhorar a segurança porque atualmente o espaço está perigoso e é usado por andarilhos e pessoas que ficam no espaço para uso de drogas, e a feira reformada, mais bonita, vai atrair mais pessoas para cá, eu acho que é muito bom”, disse.
O aposentado Mario Gomes passa próximo ao local todos os dias e acredita que as reformas devem tornar o local mais seguro. “A obra é boa para a população porque com maior movimento diminui a criminalidade e presença de andarilhos no local que hoje é grande”, conta.
A diarista Daniele dos Santos diz que hoje em dia evita passar pela antiga estação ferroviária à noite porque acha perigoso, mas que as melhorias devem mudar a situação do local. “Hoje está bem abandonado, vai ser muito bom reformar e colocar uma secretaria aqui para melhorar a segurança e com o espaço da feira da lua também reformado também vai ficar bom, a gente precisa de áreas de lazer na cidade”, diz.