ESPORTES

min de leitura - #

Brasil pega a Costa Rica em busca da 1ª vitória

Gazeta Press

| Edição de 22 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após decepcionar na estreia, ficando no empate por 1 a 1 com a Suíça, a Seleção Brasileira busca a primeira vitória no Grupo E da Copa do Mundo hoje, às 9 horas (horário de Brasília), quando encara a Costa Rica na Arena Zenit, em São Petersburgo. Um novo tropeço pode representar o risco de uma eliminação na etapa de grupos. A Sérvia, que venceu os costarriquenhos por 1 a 0 na estreia, lideram com três pontos e jogam com os suíços à tarde. 

Imagem ilustrativa da imagem Brasil pega a Costa Rica em busca da 1ª vitória
Destaque na primeira rodada, o meia Philippe Coutinho defende o Brasil hoje | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite, técnico da Seleção Brasileira, procurou tratar com naturalidade da necessidade de ganhar. “A Seleção Brasileira em todos os jogos tem a necessidade de jogar bem e vencer. Portanto, isso não muda para a partida contra a Costa Rica. Teremos que ser mais efetivos do que fomos na estreia, transformando as oportunidades em gol”, disse Tite.

O treinador procurou minimizar a cobrança exagerada em cima de Neymar, mas parece ter conversado sobre a questão do individualismo com o jogador.

“Todos os jogadores tem essa responsabilidade de serem coletivos e individuais. O Neymar também. Mas não vou tirar dele a característica do transgressor, do último terço. Todos nós temos que potencializar equipe, mas respeitar as características. Último terço? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar. Mas isso serve para ele, para o Coutinho, para o Gabriel Jesus”, analisou Tite.

O lateral-direito Fagner será a única novidade da formação brasileira contra a Costa Rica. Não por vontade de Tite. Danilo acusou uma contusão no quadril e acabou vetado do jogo. Antes do Mundial, a intenção de Tite não era contar com Danilo nem com Fagner como titular. O veterano Daniel Alves sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito às vésperas da convocação e não pôde ser chamado.

Bjorn Kuipers vai apitar o jogo, sendo auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra, todos da Holanda.

O Brasil jogará com Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

A Costa Rica atua com Navas; González, Acosta e Duarte; Gamboa, Guzmán, Borges, Bryan Ruiz, Venegas e Oviedo; Ureña.