CIDADES

min de leitura - #

Desvio atrapalha rotina de moradores do Catuaí

Aline Andrade

| Edição de 23 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A rota alternativa traçada pela concessionária Rodonorte para acessar a BR-376 pelo Jardim Catuaí está preocupando moradores do local. O desvio, que vem sendo adotado por conta das obras de duplicação do Contorno Sul, passa pelas ruas Itemerata Gonçalves dos Santos e Andry Prijma e intensificou consideravelmente o fluxo de veículos no local. 

Imagem ilustrativa da imagem Desvio atrapalha rotina de moradores do Catuaí


A autônoma Simone de Fátima Correa trabalha e mora em uma das ruas para onde o trânsito foi desviado. De acordo com ela, a principal preocupação é a velocidade que os veículos desempenham ao passar pelo local. 
“Antes dessa obra aqui eu já tinha pedido para a prefeitura um quebra-molas porque os motoristas correm demais. Vários animais de estimação já foram atropelados aqui e para as crianças é um perigo. Agora com essa obra piorou muito a situação”, conta.
O comerciante Edson Oliveira Nascimento desaprova as alterações feitas no bairro e diz que além do problema do tráfego intenso, ao final da obra, o bairro ficará isolado. 
“Estamos tendo que conviver com esse fluxo de veículos pesados aqui dentro do bairro, e depois que a obra acabar ficaremos isolados, pois todos os acessos da rodovia para o bairro ficarão fechados e não vamos ter nenhuma passarela de acesso a pé. Como as pessoas vão se locomover agora? Como vão pegar ônibus”, contesta.
A dona de casa Ana Carolina Vicente afirma que desde que o desvio começou a passar pela rua onde mora, acabou o sossego. “Minha rua era muito tranquila, as crianças podiam brincar para fora. Agora tenho que ter cuidado redobrado com meus filhos cada vez que precisamos sair de casa, porque os carros passam o tempo todo e com muita velocidade. Tenho duas crianças pequenas e estou com medo de acidentes”, afirma.
Sobre as reivindicações da população do local em relação às curas do desvio, o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Carlos Mendes, afirma que irá verificar a necessidade de redutores de velocidade nas ruas citadas pelos moradores. “Vamos verificar a situação e pedir junto à concessionária responsável, medidas que garantam a segurança da população e reduza a velocidade dos veículos que passam por ali”, garantiu. 
(ALINE ANDRADE)