COLUNAS

min de leitura - #

Escolha a cortina ideal para sua casa

Da redação

| Edição de 21 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cortinas e tapetes estão entre os itens de decoração mais versáteis e práticos na hora de repaginar ambientes. Para acertar na escolha da cortina algumas dicas são fundamentais.

Imagem ilustrativa da imagem Escolha a cortina ideal para sua casa

Primeiro, é preciso ter em mente qual o papel da cortina no visual do ambiente, se é necessária para garantir a privacidade, controlar a luminosidade ou ruídos externos ou somente decorar o cenário. A função pretendida vai determinar o tipo de material e cortina a ser empregado.
Se a escolha for por cortinas de tecido, aposte em tecidos leves para criar composições atuais e ecléticas, bastante usadas em ambientes com visual clássico, moderno ou despojado. Misturar voal leve com tecidos mais pesados e luxuosos garante controle de luminosidade e sempre é uma escolha certeira.
Antes de concretizar a compra é preciso se certificar se o tecido da cortina é pré-lavado ou possui uma porcentagem de encolhimento, para não encolher na lavagem em casa.
Escolha cortinas confeccionadas com tecidos 100% sintético caso a ideia seja lavá-las em casa, pois tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas.
O varão é a opção mais simples de instalar a cortina e combiná-la com qualquer decoração, além de garantir praticidade na hora de retirá-la, seja para limpá-la ou substituí-la por outro modelo. Já as ponteiras, além de dar o toque final à composição, garantem que o tecido não saia do varão.
Tecidos de tons mais escuros ou intensos costumam desbotar com a luz solar, portanto, verifique qual a incidência dela sobre a janela antes da instalação da cortina escolhida.
Opte por cortinas confeccionadas com tecidos de cores neutras para ter mais liberdade, e facilidade, na hora de ambientá-las em cenários com elementos coloridos.
Evite o uso de cortinas na janela do banheiro, pois elas podem mofar com a umidade. Caso seja indispensável, opte sempre por persianas em PVC – indicada também para a cozinha.
Cortinas confeccionadas com tecidos mais pesados ou com sobreposições são ótimas para aquecer ambientes nas épocas mais frias do ano, como outono ou inverno.
Investir na cortina blackout pode ser uma boa solução para bloquear a entrada de luz externa ou promover o isolamento acústico no ambiente.
Modelos de cortinas curtas caem bem apenas em quartos infantis, pela atmosfera descontraída, ou ambiente onde exista uma bancada ou móvel abaixo da janela