CIDADES

min de leitura - #

Homicídios dolosos crescem 25% na região

ADRIANA SAVICKI APUCARANA

| Edição de 02 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de homicídios dolosos aumentou 25% no Vale do Ivaí em 2019. Foram registrados 39 crimes desta natureza, contra 31 em 2018. Dos 26 municípios da região, metade registrou assassinatos no ano passado. Os números constam no Relatório Estatístico Criminal pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e vão na contramão do estado, que registrou o menor número de homicídios dolosos dos últimos 13 anos. Ainda assim, foram 1.780 mortes.
No Vale do Ivaí, Apucarana, que é o maior município e sede da 17ª SDP, registrou 16 homicídios dolosos em 2019 e puxou o índice para cima. O segundo município mais violento da região em números absolutos ano passado foi Mauá da Serra, que contabilizou 6 crimes, seguido de São João do Ivaí, com três registros (ver infográfico).
Além do maior número de casos, Apucarana também registrou o maior crescimento em relação ao ano anterior, quando apenas dois homicídios dolosos foram registrados. Segundo o delegado da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, o ano de 2018 foi atípico, o que amplia exponencialmente o índice. “Nos últimos anos, Apucarana vem registrando uma média de 13 a 14 homicídios dolosos por ano. No ano passado, ficou um pouco acima disso, mas entre 2017 e 2018 ficamos um ano sem nenhum registro de homicídios, o que é bastante atípico”, comenta.
O delegado ressalta que apesar do crescimento no número de homicídios, a Polícia Civil vem mantendo o índice de resolução dos casos. “Entre 75% e 80% dos casos foram elucidados. Nesta semana mesmo prendemos envolvidos em um homicídio do ano passado”, comenta.
Outros municípios com aumento no número de casos são Mauá da Serra, que registrou 6 mortes ano passado contra 3 no ano anterior e São João do Ivaí, que não teve nenhum registro em 2018 e registrou 3 crimes ano passado.
De outro lado, houve queda significativa em outros municípios. Borrazópolis, Califórnia, Kaloré, Lidianópolis e Rosário do Ivaí, que somaram mortes em 2018 não tiveram nenhum registro no ano passado.
Em Ivaiporã, os homicídios caíram 83%, passando de 6 em 2018 para 1 no ano passado. Já em Jandaia do Sul, que registrou um homicídio doloso ano passado contra três em 2018, a queda foi 66%. 
Em Arapongas, que é sede da 22ª SDP, o número de homicídios dolosos registrados se manteve. Foram 11 crimes registrados em 2018 e 2019.

Paraná registra 175 mortes a menos 
No Paraná foram 175 mortes a menos no ano passado, quando houve 1.780 vítimas, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.955 casos) – uma redução de 9%.  O número de casos é o menor em 13 anos.
O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, atribui a queda a diversas atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Este foi nosso primeiro ano comandando a Segurança Pública e conseguimos alcançar uma boa redução nos índices de homicídios dolosos. Esperamos manter o controle da criminalidade por meio de ações baseadas na estratégia e na inteligência”, diz.
Dos 399 municípios paranaenses, 143 (35,8%) não registraram nenhum homicídio em 2019, e aproximadamente metade, 195 (48,8%), tiveram menos de cinco mortes durante todo o ano. Marinho também credita a redução à união de esforços. “Tudo isso é consequência de um bom planejamento e muita integração das forças policiais”, afirma.