CIDADES

min de leitura - #

​ ‘Terra Forte’ chega a meio milhão de mudas de café

Da redação

| Edição de 19 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Programa de incentivo à cafeicultura entrega novo lote de plantas
Uma das vertentes do Programa Terra Forte, a produção de mudas de café atingiu nesta safra a marca de 500 mil unidades. Produzidas no viveiro municipal pela equipe da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Apucarana, as mudas são repassadas de forma subsidiada a produtores cadastrados. Neste ano, um lote de 40 mil unidades, da variedade IPR 100/IAPAR, começa a ser distribuído amanhã e deve beneficiar todos os 52 produtores cadastrados. 

Imagem ilustrativa da imagem ​  ‘Terra Forte’ chega a meio milhão de mudas de café


“A maioria das pessoas conhece o Terra Forte pela vertente da fruticultura, mas temos também o Terra Forte Cafeicultura, que tem disponibilizado todos os anos milhares de mudas selecionadas, de qualidade e resistentes a doenças, para que nossos cafeicultores possam realizar a renovação de suas lavouras”, cita o prefeito em exercício Júnior da Femac. 
Ele lembra que Apucarana é nacionalmente conhecida pela qualidade do seu café. “Nesses 75 anos de emancipação política, Apucarana tem sua história intimamente ligada à produção cafeeira, seja em momentos bons, seja em momentos ruins, como foi a geada negra em 1975 e outras de menor intensidade, mas sempre se destacou pela qualidade da sua produção. E isso perdura até os dias de hoje, com nossos cafeicultores conquistando prêmios seguidamente”, assinalou o prefeito em exercício.
Salientando que o viveiro municipal é uma área credenciada e que atende a todas as exigências técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o secretário Municipal de Agricultura, José Luiz Porto, falou sobre como é feita a produção municipal. “Essas 40 mil mudas que estão no ponto de entrega começaram a ser feitas em outubro do ano passado. São sementes selecionadas, da variedade IPR 100, resistentes a nematóides, que são complicadores que contribuem para a diminuição da produtividade. Elas são produzidas dentro das normas do ministério em viveiros suspensos. A semente é introduzida em tubetes com substrato e assim ficam livres de qualquer agente contaminante”, revela Porto. Segundo ele, a produção tem supervisão do técnico agrícola Luiz de Faveri e, cada produtor cadastrado retira entre 500 e 2 mil mudas. “Cada milheiro é repassado a R$500, que é um valor subsidiado, ou seja, abaixo do preço praticado pelo mercado”, revela o secretário. 
De acordo com Porto, durante a gestão do prefeito Beto Preto, cerca de R$100 mil foram investidos no Programa Terra Forte Cafeicultura. “Investimento que foi aplicado em favor de uma cafeicultura mais forte, contribuindo para manter Apucarana como referência no setor”, concluiu o secretário da Agricultura.