CIDADES

min de leitura - #

Voluntários produzem fraldas em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 21 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cortar, montar e colar.  Essa é a linha de produção dos grupos de voluntários que todas as terças e quintas-feiras doam parte de seu tempo ao projeto Casa das Fraldas, em Ivaiporã. Eles produzir fraldas geriátricas, que são distribuídas gratuitamente para as pessoas que não têm condições financeiras para adquiri-las. 

Imagem ilustrativa da imagem Voluntários produzem fraldas em Ivaiporã

O material de fabricação é adquirido pela Fundação Beneficente de Ivaiporã, que promove eventos e arrecada de recursos junto aos associados, num total de R$ 3 mil por mês. 
Conforme o coordenador do projeto da Casa das Fraldas, Marco Aurélio Paiva Lousada são seis grupos de voluntários que se revezam durante os dois dias da semana e produzem aproximadamente 3 mil fraldas por mês. “Nós temos grupos do Sicredi, do Sicoob, da Congregação da Paróquia Espírito Santo, do Terço dos Homens, da Bom Jesus e da Santíssima Mãe de Deus, fora alguns estagiários das faculdades que normalmente comparecem para auxiliar. Cada grupo trabalha de duas a três vezes por mês”, comenta. 
Ainda segundo Lousada, apesar do trabalho voluntário ser suficiente, faltam recursos financeiros para atender a demanda da cidade, em torno de 10 mil fraldas por mês. “Se tivéssemos mais material, voluntários para a produção não iam faltar. Hoje as fraldas são distribuídas basicamente para 86 pessoas carentes cadastradas no projeto e um pouco para o Lar dos Velhinhos”. 
Jean Correa Bonato diz que o trabalho voluntário é muito gratificante. “Isso traz o sentimento de cooperativismo, de poder cooperar com os munícipes, com um trabalho em equipe e voluntário”. 
Sentimento compartilhado também pela voluntária Patrícia de Lira Biscaldi Gonçalves. “A gente vem com muita boa vontade e é um trabalho feito com o coração. Na verdade, ajudar outras pessoas é muito prazeroso”, completa Patrícia. (IVAN MALDONADO)