POLÍTICA

3min de leitura - #

Alckmin anuncia Jorge Viana como futuro presidente da Apex

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 30 de dezembro de 2022 | Atualizado em 30 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Alckmin anuncia Jorge Viana como futuro presidente da Apex
Imagem descritiva da notícia Alckmin anuncia Jorge Viana como futuro presidente da Apex

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O ex-governador do Acre, Jorge Viana, vai assumir a presidência da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou hoje (30) a nomeação do petista para o posto.

Na mesma ocasião, Alckmin confirmou que a executiva da área de relações internacionais, Tatiana Prazeres, comandará a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – pasta à qual a Apex está vinculada e que será chefiada pelo próprio Alckmin, que acumulará as funções de vice-presidente e ministro.

Notícias relacionadas:

Viana governou o Acre por dois mandatos, entre 1999 e 2006. Também foi prefeito de Rio Branco (1993/1996) e senador pelo seu estado (2011/2018). Este ano, perdeu a disputa ao governo estadual para o atual governador Gladson Cameli (PP), que se reelegeu com 56,5% dos votos.

Engenheiro florestal e professor universitário, Viana já atuou na iniciativa privada e é associado a pautas ambientais, sendo um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável. À frente da ApexBrasil, responderá pela promoção das exportações brasileiras e o estímulo à internacionalização das empresas brasileiras e aos investimentos estrangeiros.

Já a atual diretora de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tatiana Prazeres, é servidora de carreira do próprio Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já tendo respondido pela Secex entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff. Tatiana também atuou como conselheira sênior do ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo, e trabalhou na China entre 2019 e 2021.