POLÍTICA

3min de leitura - #

Apucarana cria plano especial de políticas públicas para mulheres

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana cria plano especial de políticas públicas para mulheres
Imagem descritiva da notícia Apucarana cria plano especial de políticas públicas para mulheres

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Em ato no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o prefeito Júnior da Femac formalizou nesta quinta-feira a implementação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (PMPPM). Com 101 páginas, o documento é um instrumento legal de planejamento e gestão que propõe integração e articulação de políticas, programas e novas ações governamentais de combate à desigualdade, discriminação e violência contra as mulheres. 

O levantamento das demandas, construção das propostas e sistematização tiveram como protagonistas a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

A comissão de elaboração, que contou com seis integrantes, teve ainda representantes de movimentos de mulheres. “Sou filho de uma mulher muito forte, casado com uma mulher muito forte e estou criando duas filhas muitos fortes. Trago comigo muito do que vivo em família e uma de minhas convicções é de que não podemos mais aceitar diferença de gênero. E o combate tem início com o reconhecimento de que ela, a diferença, ainda existe na sociedade, por isso, em Apucarana, desde que assumi como prefeito, em 2019, peço todos os dias à minha equipe que não meça esforços na promoção de políticas públicas de promoção da equidade, do empoderamento, autonomia financeira e o protagonismo feminino”, salientou o prefeito. 

Junior da Femac citou que Apucarana tem, entre outros destaques, o maior programa de economia solidária do Paraná, programa de atenção às mulheres em situação de pobreza menstrual, botão do pânico para mulheres vítimas de violência, o melhor programa de atenção à gestante do Brasil e passe livre no transporte coletivo para as gestantes. “Enfim, temos inúmeras políticas públicas que visam promover uma educação que não replica o machismo e que valoriza as mulheres”, disse Júnior da Femac. 

De acordo com o prefeito, o PMPPM é um importante instrumento de planejamento que orienta estratégias. “Na prática, um compromisso público de trabalho. Se você quer saber o que já fizemos e o que vamos promover em prol de nossas mulheres, está tudo lá”, resumiu. 

A concretização do plano, explicou a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, é a materialização de esforços coletivos com vistas à garantia e ampliação de direitos às mulheres.

Fundo Municipal vai custear ações e projetos de capacitação 

Durante o evento nesta quinta-feira, no salão nobre da prefeitura de Apucarana, o prefeito Junior da Femac anunciou a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. “Temos dinheiro para o que é prioridade e, em uma cidade, as pessoas são o que há de mais importante. A urbanização de uma rua, a construção de uma escola, um hospital, posto de saúde, não teria sentido se não existissem pessoas. Então, já no próximo ano, vamos criar o Fundo Municipal que contará com recursos públicos destinados ao apoio de capacitações e outras iniciativas que possibilitem que as mulheres de Apucarana brilhem ainda mais”, conclui Júnior da Femac.