POLÍTICA

3min de leitura - #

Autoridades chegam ao Congresso para sessão de posse de Lula

Karine Melo – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 01 de janeiro de 2023 | Atualizado em 01 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Autoridades chegam ao Congresso para sessão de posse de Lula
Imagem descritiva da notícia Autoridades chegam ao Congresso para sessão de posse de Lula

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A poucos minutos da chegada de Lula ao Congresso Nacional para a sessão de posse, o movimento de autoridades é intenso. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, já estão no Congresso.

A lista de autoridades que já está no local inclui também a ex-presidente Dilma Roussef, e futuros ministros do novo governo como Luiz Marinho, do Trabalho; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Carlos Fávaro, da Agricultura. O futuro presidente da Petrobras Jean Paul Prates, e o presidente da Câmara dos Deputados Artur Lira também chegaram.

Notícias relacionadas:

O futuro ministro dos Transportes, Renan Filho, adiantou as prioridades da pasta ao chegar para a cerimônia. Segundo ele, serão prioridades as ferrovias e rodovias federais, assim como projetos de parceria público-privada. O ex-governador de Alagoas disse ainda haverá uma revisão nas concessões realizadas no governo Bolsonaro no setor de transportes.

Entre os futuros ministros e os parlamentares que chegam para a sessão, o sentimento é de alegria e reconstrução. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, disse que a prioridade na Casa, será a reforma tributária.  Já o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues acrescentou como prioridade, a reforma administrativa.

Perguntado sobre quem vai transmitir a faixa presidencial a Lula, o líder do governo na Câmara fez suspense e disse que será surpresa. Tradicionalmente a faixa é entregue pelo presidente no cargo ao presidente eleito. No entanto, Bolsonaro viajou na sexta-feira (30) e não foi divulgado quem fará a transmissão.