POLÍTICA

3min de leitura - #

Câmara de Apucarana volta aos trabalhos após recesso

Edison Costa

| Edição de 03 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 03 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana volta aos trabalhos após recesso
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana volta aos trabalhos após recesso

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a primeira sessão ordinária de 2023, após o recesso de final e início de ano, que durou cerca de 50 dias. A última ordinária foi realizada no dia 19 de dezembro do ano passado, quando foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Como manda o Regimento Interno, a sessão desta segunda-feira será específica para eleição das comissões permanentes e especiais responsáveis pela análise prévia de todos os projetos que entram na Casa de Leis, antes de irem para o plenário. Nenhuma matéria será colocada em discussão e votação.

A sessão terá o comando do novo presidente da Câmara, eleito em dezembro do ano passado, Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), que já dirigiu o Legislativo no biênio 2019/2020. Além dele, fazem parte da Mesa Diretora o vice-presidente Tiago Cordeiro de Lima (MDB), o primeiro secretário Rodrigo Liévore Recife (União Brasil) e o segundo secretário Mauro Bertoli (União Brasil).

Molina explica que as comissões da Câmara são órgãos técnicos compostos por vereadores, que têm como finalidade examinar e emitir pareceres sobre as matérias que vão tramitar na Câmara.

Atualmente, são sete as comissões permanentes: Justiça, Legislação e Redação; Finanças, Economia e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Transporte, Urbanismo e Habitação; Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social; Ecologia, Proteção ao Meio Ambiente, Fauna e Flora; Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo; e Segurança Pública, Direitos Humanos e Ordem Pública.

E são duas as comissões especiais: a de Loteamento e a de Avaliação.

Conforme o Artigo 45 do Regimento Interno, cabe às comissões permanentes estudar as proposições submetidas a seu exame, dando-lhes parecer, oferecendo-lhes substitutivos ou emendas; além de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e até convocar secretários municipais, diretores ou servidores municipais para prestarem informações sobre os assuntos tratados, entre outras atribuições.

Na sessão desta segunda-feira, o primeiro secretário da mesa, Rodrigo Lievore Recife, vai orientar a votação nominal, por ordem alfabética, para cada uma das comissões.

Somente depois que todas as comissões estiverem compostas, a presidência da Câmara vai suspender a sessão por alguns minutos para que os membros eleitos para cada comissão se reúnam e definam quem será presidente, relator e secretário. Tão logo definam, a presidência retoma a sessão e faz a leitura final, com a composição das comissões e respectivas funções em cada uma delas. (COM ASSESSORIA)