POLÍTICA

3min de leitura - #

Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 09 de outubro de 2022 | Atualizado em 09 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores
Imagem descritiva da notícia Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no

whatsapp

traz uma novidade que vai ajudar quem quer conferir informações sobre as Eleições 2022 antes de passar adiante

fake news

(notícias falsas). A partir de agora, os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores e, tão logo a checagem esteja disponível, os usuários serão notificados diretamente pelo

chatbot

, no celular. Tudo bem rápido e simples, assegura a assessoria de imprensa do TSE.

A ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.

Funcionamento

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Notícias relacionadas:

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via

chatbot

, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Denúncias

Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite que os cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. É possível também denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação, para avaliação se elas representam violações a seus termos de serviço. O objetivo é garantir a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos falsos na internet. Os relatos recebidos poderão ser encaminhados ainda ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades, que adotarão medidas legais cabíveis.