POLÍTICA

3min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Nova delegada 
A nova delegada titular da Delegacia da Mulher de Apucarana, Luana Lopes, visitou nesta sexta-feira o prefeito Junior da Femac (PSD), o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PROS) e a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin. Acompanhada do delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial, Marcus da Rocha Rodrigues, Luana lembrou que já havia comandado a Delegacia da Mulher de Apucarana, e que nos últimos anos estava atuando em Maringá. Ela aproveitou a visita para reivindicar equipamentos de informática e mais uma viatura. “Apucarana tem uma boa estrutura de trabalho e a parceria com a Secretaria da Mulher funciona muito bem”, avaliou Luana Lopes. 

Árvores no “Raposa”
Nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e em parceria com o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, promove o plantio de mais um lote de mudas nativas no Parque Ecológico da Raposa. O plantio de 220 árvores nativas e mais 50 araucárias é decorrente de acordo firmado pelo comando do 30º BIMec com o Instituto de Água e Terra (IAT) pela supressão de um lote de árvores, visando a construção de um novo barracão de blindados. Vão participar do plantio o prefeito Junior da Femac, o comandante do 30º Bimec, tenente-coronel Flávio Meireles Machado, e o secretário do Meio Ambiente, Gentil Pereira. 
“Fora Bolsonaro”
Neste sábado haverá manifestações populares em todo o Brasil contra o presidente Jair Bolsonaro. Denominado de “Fora Bolsonaro”, em Apucarana a manifestação é organizada por diversos movimentos populares, APP Sindicato, partidos de esquerda como PT, PSOL, PDT e PC do B, além de entidades como LGBTI+, Marcha Mundial das Mulheres, União Brasileira de Mulheres, Kizomba e Movimento das Mulheres e Homens Negros, entre outros. Haverá concentração a partir das 9 horas, próximo à rodoviária, seguida de carreata até a Praça Rui Barbosa. A manifestação é um repúdio à forma como o governo Bolsonaro vem tratando a pandemia e outros problemas do País.

Festa na Câmara
Uma festa para comemorar os aniversariantes do mês na Câmara de Vereadores de Ivaiporã gerou polêmica na cidade, já que o decreto municipal que está em vigor até o próximo dia 29 proíbe a realização de eventos sociais, ressalvadas as atividades em núcleo residencial familiar, limitados ao máximo de 10 pessoas. Nas redes sociais surgiram muitas críticas à vereadora Gertrudes Bernardy (MDB) que é a presidente da Câmara e posa na foto ao lado dos servidores. Procurada pela reportagem, ela disse que foi feita uma surpresa aos aniversariantes, inclusive ela, e que os participantes se juntaram apenas para tirar a foto. Disse ainda que os participantes eram somente servidores que convivem no dia a dia e que trabalham em espaço comum.