POLÍTICA

3min de leitura - #

Paraná terá nove candidatos ao governo no pleito de outubro

Edison Costa

| Edição de 08 de agosto de 2022 | Atualizado em 08 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná terá nove candidatos ao governo no pleito de outubro
Imagem descritiva da notícia Paraná terá nove candidatos ao governo no pleito de outubro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Encerrou-se na última sexta-feira o prazo legal para realização das convenções partidárias visando o lançamento de candidatos a presidente da República, ao Senado Federal, aos governos estaduais, a deputados federais e estaduais, além de distritais nas eleições de 2 de outubro deste ano.

No Paraná foram confirmados nove candidatos ao governo do Estado e onze para o Senado Federal (ver box). 

Os partidos têm até o dia 15 para encaminhamento do registro de suas chapas junto à Justiça Eleitoral. A partir do dia 16 está liberada a campanha eleitoral pela internet e pessoalmente junto ao eleitorado. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão tem início no dia 26 de agosto.

CONCORRENTES

O atual governador Ratinho Junior (PSD) busca a sua reeleição ao Palácio Iguaçu repetindo a mesma composição de 2018, tendo como vice Darci Piana (PSD). Filho do apresentador de televisão Carlos Massa “Ratinho”, ele começou a carreira política em 2002, se elegendo deputado estadual. Em 2006, se elegeu deputado federal e foi reeleito em 2010. Em 2012, disputou a Prefeitura de Curitiba, não conseguindo seu intento.

Em 2014, voltou a ser eleito deputado estadual. Entre 2013 e 2017, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa, sendo eleito governador no ano seguinte.

Ex-governador por três mandatos, Roberto Requião disputa o cargo pela sexta vez. Foi prefeito de Curitiba entre 1986 e 1989, sendo eleito para o governo do Estado no ano seguinte pela primeira vez. Ao deixar o governo, foi eleito senador pela primeira vez em 1992.

Em 1998, perdeu a eleição para o governo para Jaime Lerner e em 2014, para Beto Richa. Em 2018, não conseguiu se reeleger para o Senado.

O ex-deputado federal Ricardo Gomyde vai concorrer ao governo pelo PDT. Ele também é ex-presidente da Paraná Esporte.

Adriano Teixeira (PCO) é de Paranavaí e disputa o governo do Estado pela primeira vez. Mas já foi candidato a vereador em 2020, sem conseguir sua eleição.

Formada em História, Ângela Machado (PSL) é professora da rede estadual de ensino. Ela ficou conhecida publicamente após aparecer em fotografia durante confronto entre policiais, professores e outros servidores públicos durante manifestação no Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, durante o governo de Beto Richa.

Joni Correia (DC) é formado em Direito, Propaganda e Publicidade. Foi secretário do Trabalho e Emprego de Curitiba e secretário de Governo de Foz do Iguaçu.

Quem também está na disputa pelo governo do Estado é o Professor Ivan (PSTU), docente da rede estadual de ensino. Ele já tentou o governo na eleição de 2018.

Solange Bueno (PMN) é professora de música em Curitiba e nunca concorreu a um cargo público. 

Já Viviane Mota (PCB) é formada em Ciências Sociais, foi professora da rede pública estadual e disputa o governo pela primeira vez.


Onze nomes estão na disputa pela única vaga no Senado

Com o fim das convenções partidárias, onze nomes estão na disputa pela única vaga existente ao Senado Federal.  O atual senador Alvaro Dias (Podemos), que está no seu último ano de mandato, tenta se manter no cargo.

Também estão na corrida o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (União Brasil), o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL); Aline Sleutjes (PROS), Carlos Eduardo Sabóia Gomes (PMN), Eneida Desirre Salgado (PDT), Laerson Matias (PSOL), Roberto França (PCO), Rosane Ferreira (PV) e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), que ainda briga na Justiça para manter sua candidatura oficializada na convenção e que posteriormente foi retirada pelo partido, que decidiu apoiar Alvaro Dias.

O deputado estadual Guto Silva (Progressistas), que também era candidato, desistiu para coordenar a campanha à reeleição de Ratinho Junior.