POLÍTICA

3min de leitura - #

Prefeita incentiva Festa de São João

Da Redação

| Edição de 22 de junho de 2022 | Atualizado em 22 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeita incentiva Festa de São João
Imagem descritiva da notícia Prefeita incentiva Festa de São João

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Prefeita incentiva Festa de São João

Começa nesta quinta-feira e prossegue até domingo, na Praça da Matriz, a tradicional Festa de São João, padroeiro de São João do Ivaí, que é comemorado nesta sexta-feira (dia 24). Neste ano, a prefeita Carla Emerenciano (foto), do União Brasil, propôs uma parceria com o pároco Padre Ricardo para ampliação da programação festiva com atividades religiosas e culturais, incentivando os setores artístico e econômico do município. Segundo ela, a intenção é que os shows voltem a animar a população nesta festa junina, inclusive como forma de incentivar o turismo religioso. Ela lembra que a festa de São João é uma das mais tradicionais do Brasil e também uma marca do povo de São João do Ivaí.

Mulheres na política 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira à noite, em rede nacional de rádio e televisão, a campanha “Mais Mulheres na Política 2022”. A ação ficará no ar até o dia 17 de julho, incluindo as redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE.A defesa de mais mulheres na política já foi tema de outras campanhas do Tribunal. De acordo com avaliação do órgão, os dados mostram que é preciso mudar com assertividade. Se por um lado as mulheres representam 52% da população brasileira, no outro extremo ocupam apenas 12% das prefeituras, 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. 
Gás para o povo em Mauá
A Central Única das Favelas (Cufa), com sede estadual em Curitiba, fez a alegria de 44 famílias de Mauá da Serra nesta segunda-feira (20). Elas foram beneficiadas com uma recarga completa de gás de cozinha. Hoje o botijão está valendo em torno de R$ 135 em alguns pontos de vendas da região. Para isso, as famílias foram previamente cadastradas. Em Mauá da Serra, a Cufa já havia distribuído quatro mil cestas básicas e cartão alimentação para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é coordenado pelo presidente estadual da Cufa, José Campos Jardim, o Zé da Cufa, e pelo coordenador do Vale do Ivaí, Marcos Luís, o Marcão da Cufa. 
Morte que revolta
O prefeito Junior da Femac (PSD) emitiu nota de pesar lamentando profundamente a morte do adolescente Alekson Ricardo Kogenski, de 13 anos, ocorrida nesta terça-feira no Jardim Ponta Gossa. “As circunstâncias da morte do estudante chocaram Apucarana. Estou muito triste com este episódio lamentável. O Alekson foi vítima de agressões, cometidas por um grupo de adolescentes da mesma faixa etária. É um fato difícil de compreender e que gera dor e revolta”, manifesta Junior da Femac. O prefeito afirma que situações como essa tem o repúdio de toda a sociedade e que aguarda pelas investigações da polícia, visando identificar os autores das agressões que culminaram na morte do adolescente.
“Se prendeu, tem motivo”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que a Polícia Federal teve “um motivo” para prender o ex-ministro Milton Ribeiro, da Educação, no âmbito da investigação sobre o ‘gabinete paralelo’ instalado na pasta. “Ele que responda pelos atos dele”, disse. “Se a PF prendeu, tem um motivo”. Em março, quando o esquema no MEC foi revelado pelo Estadão, o chefe do Executivo disse que colocava a sua “cara no fogo” por Ribeiro. “Minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia contra ele”, disse, à época, o presidente. Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, eram muito próximos ao ex-ministro. Ontem, o presidente mudou o discurso. “Se tiver algo de errado, ele vai responder”.  

VEJA MAIS