POLÍTICA

3min de leitura - #

Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO

Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 28 de dezembro de 2022 | Atualizado em 28 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO
Imagem descritiva da notícia Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN nº 39/2022) que estabeleceu diretrizes para execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. 

Em mensagem encaminhada hoje (28) ao Congresso, ele justificou que os vetos ocorreram por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público. 

Notícias relacionadas:

Um dos vetos trata de autorização para o Poder Executivo usar verbas reclassificadas das emendas de relator (RP9) como emendas discricionárias (RP2). “A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, pois desrespeita a pertinência temática exigida, ao veicular matéria estranha ao projeto de lei”, diz a mensagem de veto. 

Contratos

Outra questão vetada é a possibilidade de restos a pagar relativos a contratos e convênios serem liquidados somente após 31 de dezembro de 2023.

“A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, haja vista os dispositivos incidirem sobre a execução de despesas de outros exercícios financeiros”, justificou o presidente.