POLÍTICA

3min de leitura - #

PT cobra de Lula cargos no primeiro escalão de governo

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia PT cobra de Lula cargos no primeiro escalão de governo
Imagem descritiva da notícia PT cobra de Lula cargos no primeiro escalão de governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

OPT cobra do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais cargos no primeiro escalão, que deverá ser anunciado nesta semana. Até agora, o plano de Lula de fazer um governo com “menos PT” tem provocado divergências e queixas no partido. O Ministério da Saúde, por exemplo, um dos mais cobiçados da Esplanada, é alvo de uma disputa interna. De um lado, o deputado Alexandre Padilha (SP) defende o nome da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, para a vaga. De outro, o senador Humberto Costa (PE) quer indicar Arthur Chioro. Nísia é hoje a mais cotada para assumir a Saúde.

No Ministério da Educação, as bancadas de deputados e senadores do PT tentam emplacar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). O núcleo de Educação e Cultura aprovou a indicação de Reginaldo por unanimidade.

O petista disputa a cadeira com a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). Neste ano, Reginaldo Lopes tentou concorrer ao Senado, mas abriu mão da candidatura em prol de uma aliança do PT com o PSD em Minas. Ele foi escalado pela campanha de Lula para falar sobre educação em entrevistas e sabatinas durante o período eleitoral.

Mesmo assim, Izolda Cela desponta como uma das favoritas para o MEC. A atual governadora do Ceará foi secretária de Educação de Sobral e também do Estado. O Ceará é considerado exemplo nos índices de avaliação de educação básica. Izolda conta com o apoio público de organizações como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann.

Lula já disse mais de uma vez que seu governo irá além do PT e será composto por quadros que representem as forças políticas da campanha e os apoios recebidos. A conta não fecha porque integrantes do partido pedem espaço em quase metade dos ministérios. O novo governo deve ter entre 30 e 33 pastas.

PRIMEIROS MINISTROS

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa anunciar seus ministros nesta sexta-feira. A ideia original era deixar para depois da diplomação, marcada para o próximo dia 12, segunda-feira. O governo de transição convocou um pronunciamento de Lula para esta sexta às 10h45.

De acordo com Gleisi, serão anunciados os ministros “mais evidentes”. A expectativa é que Fernando Haddad (PT) seja confirmado na Fazenda e José Múcio na Defesa.