POLÍTICA

3min de leitura - #

PTB desiste de Cristiane Brasil para ministério

Agência Brasil

| Edição de 21 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O PTB anunciou ontem a desistência da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. Em nota à imprensa divulgada ontem no Twitter, o presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, atribuiu a retirada da indicação à indecisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, em não julgar o mérito neste primeiro semestre.


Segundo a nota, a decisão do partido “visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério”. O PTB anunciou o nome do secretário-executivo da pasta, Helton Yomura, que tem acumulado as duas funções, para substituir Cristiane Brasil. 
O nome de Helton Yomura já chegou ao ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo. O ministro informou a Roberto Jefferson que encaminharia ainda ontem o nome ao presidente Michel Temer para uma decisão final.
Atualmente, Yomura ocupa o cargo de secretário-executivo no Ministério do Trabalho. Ele assumiu o cargo em outubro do ano passado. Formado em Direito, Yomura era superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.
Para ocupar o lugar de Yomura, na secretaria executiva, Jefferson indicou Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes – líder do partido na Câmara dos Deputados. A escolha seria uma forma de contemplar a bancada do PTB. O partido espera, agora, uma resposta oficial do Palácio do Planalto.
A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 3 de janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, proferida em 8 de janeiro.