POLÍTICA

3min de leitura - #

Vereadores propõem IPTU Verde em Faxinal

Da Redação

| Edição de 31 de maio de 2022 | Atualizado em 31 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Vereadores propõem IPTU Verde em Faxinal
Imagem descritiva da notícia Vereadores propõem IPTU Verde em Faxinal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Vereadores propõem IPTU Verde em Faxinal

Os vereadores Carlinhos Vila (MDB), Ozias Marcelino (União Brasil) e Paulinho Portela (União Brasil), presidente do Legislativo (foto), apresentaram na Câmara de Faxinal indicação ao Executivo sugerindo a implantação do Programa IPTU Verde. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações para proteger, preservar e recuperar o meio ambiente. A sugestão é que o Município conceda descontos de 3% a 20% no IPTU aos contribuintes que se inscreverem no programa e implantarem em suas residências sistema de captação de água da chuva, sistema solar para geração de energia e aquecimento hidráulico, construções com material sustentável, energia eólica, separação de resíduos sólidos e compostagem, entre outras ações ambientais.

Juntos na Sedu 

O prefeito Junior da Femac (PSD), acompanhado de seu vice-prefeito Paulo Vital (PSD) e do assessor especial do Governador Ratinho Junior, Beto Preto (PSD), manteve reunião na tarde de ontem na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu). O secretário Augustinho Zucchi e o diretor geral da Sedu, Lúcio Tasso, trataram de vários projetos de Apucarana que tramitam nesta pasta, visando dar maior celeridade no processo. “Temos alguns projetos de muita relevância para Apucarana na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e, com o apoio do Beto Preto, estamos otimistas em relação à liberação de todos em breve”, comentou o prefeito Junior da Femac. 

Na posse do Rotary

O vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani (União Brasil), participou na noite de segunda-feira da cerimônia de posse do novo Conselho Diretor do Rotary Clube Arapongas Beija-flor – gestão 2022/2023. No evento, assumiu o cargo de presidente Jorge Luiz da Silva, anteriormente ocupado por Luci Aparecida Carapelli Vidal. Na oportunidade, Milani que esteve representando o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) – que cumpria agenda em Curitiba - mencionou a importância das ações rotarianas para o município. “É válido mencionar a grande relevância do serviço desenvolvido pelo Rotary”, afirmou Milani, um dos políticos com maior número de mandatos em Arapongas.

“PTB vai acabar”

Depois de quase 30 anos no PTB, o ex-deputado federal Alex Canziani deixou o partido e está filiado agora ao PSD, a convite do governador Ratinho Junior. A filha Luísa Canziani seguiu o pai para a nova sigla. O motivo do afastamento foi a postura de Roberto Jefferson no comando da legenda. “Ele (Roberto Jefferson) disse que iria transformar o PTB no maior partido conservador das Américas, mas acho que o partido vai acabar já nestas eleições”, diz Alex Canziani. Segundo ele, o PTB se transformou em uma “seita” por conta da sua postura radical. O ex-deputado federal por vários mandatos agora vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.

Enfrentando sabatina

O governador Ratinho Júnior (PSD) participa nesta quinta-feira de sabatina do portal UOL, que vai questionar os pré-candidatos ao governo do Paraná. Nesta quarta-feira, quem estará no encontro é a pré-candidata do PSOL, professora Ângela Machado. Na sexta-feira é a vez do ex-governador Roberto Requião (PT). Na segunda-feira, quem falou ao portal foi o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB). As sabatinas acontecem sempre ao vivo, com uma hora de duração e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. Os entrevistadores serão os colunistas do UOL Kennedy Alencar e Alberto Bombig e a repórter da Folha Ana Luiza Albuquerque.