A Páscoa é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Feliz e abençoada Páscoa! Sim, Feliz Páscoa! Fomos libertados da escravidão que nos oprimia e colocava em nossos ombros o peso do pecado e da morte eterna! Feliz Páscoa, sim, Aleluia! Somos o povo escolhido por Deus para sermos novas criaturas em Cristo e com Cristo Ressuscitado! São Palavras de Cristo: “Eu Sou a Ressurreição e a vida! Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (Jo 11,25). Somos as mais abençoadas criaturas, pois podemos ver o Ressuscitado nos irmãos, na Eucaristia e nos Sacramentos que recebemos, portanto, Cristo habita em nós!
A Ressurreição do Cristo de Deus é a mais sublime realidade; ela nos propicia jogar fora o fermento velho, a massa podre e inútil que nos coloca longe do Amor do Ressuscitado! O homem velho, a mulher velha, marcados pela indiferença ao amor de Deus, tornam-se, por livre escolha e, pela graça e misericórdia de Deus, aptos para serem totalmente do Pai e do Filho e do Espírito Santo, participantes da Glória, no Reino de Deus, instaurado pela Ressurreição de Jesus.
Podemos e devemos ser criaturas novas, iluminadas pela Luz de Cristo, não qualquer luz que se apaga ao sabor do vento da iniquidade e do relaxamento pessoal, do nosso descaso para com a nossa própria salvação: uma Luz brilhou e brilha na escuridão, É Cristo, o Senhor! A Luz de Cristo brilha, inefável e contínua, ela tudo clareia e a tudo dá vida nova, novo sentido para mim, para todos nós. Páscoa é libertação, é um novo homem e uma nova mulher que renascem pelo sacrifício (sacrifício de sofrimento, lágrimas, suor de sangue e morte) que culmina, quando menos se crê e se espera, em RESSURREIÇÃO! Quem dera fossemos corajosos como as mulheres que, ao chegarem ao túmulo, de lá saíram correndo, gritando a todos a Boa-Nova! “Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos onze e aos outros” (Lc, 24–9). Páscoa é passagem, caminho novo para vida nova que deve ser anunciado por cada um de nós que crê, ama e espera no Senhor, sua nova vinda!
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (Jo 11,25). Fomos criados para a vida, não deste mundo, mas a vida eterna no Reino de Deus! Nossa Páscoa definitiva precisa ser preparada aqui, agora, hoje, vivendo e anunciando. Não deixemos para depois a posse da Graça. Tomemos para nós essa verdade de Deus e, com alegria e coragem, anunciemos a todos que o túmulo está vazio, que a promessa se cumpriu e Cristo Ressuscitou, por nós e por todos! Que o Espírito Santo seja nossa força para anunciarmos, com alegria e coragem, intrepidez e firmeza, a todos, sim, a todos que encontrarmos pelo nosso caminho, a maior notícia que o mundo já ouviu e precisa ouvir ainda hoje, de nossos lábios e nosso coração, “Ele, o Cristo, nosso Salvador, Ressuscitou!”. Não tenhamos medo, Nossa Senhora de Lourdes, a Senhora da Luz, está também conosco, com sua intercessão e poder diante do Trono do Ressuscitado, olhando por nós e dizendo: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Anunciemos, pois a salvação de muitos depende do nosso anúncio!