COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Audiências movimentam Câmara

Da Redação

| Edição de 08 de abril de 2025 | Atualizado em 08 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Artistas de diversos segmentos, mas principalmente da área musical, devem participar hoje à noite, a partir das 19 horas, na Câmara de Apucarana, de audiência pública que discute o Projeto de Lei nº 10/2025, de autoria do presidente do Poder Legislativo, Danylo Acioli (MDB). O projeto propõe a proibição da contratação, pelo poder público, de shows abertos ao público infantojuvenil que envolvam expressões de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social da Câmara, vereador Moisés Tavares (PP). No fim da semana, na sexta-feira (11), outra audiência na Casa também promete reunir grande público. Os vereadores vão discutir a elaboração de um Código de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município. O tema é de interesse de várias entidades.

Pistas de caminhada

O vereador Gabriel Caldeira (União) anunciou anteontem, em pronunciamento, na sessão da Câmara de Apucarana recurso de R$ 1 milhão para obras. Destinado pelo deputado estadual licenciado Do Carmo, atualmente secretário do Trabalho, o recurso vai ser aplicado na instalação de pistas de caminhada no entorno do Lago Schimdt, na zona norte, e nas proximidades do campo de futebol do Colégio Agrícola, na Vila Nova. Segundo o vereador, os projetos estão sendo elaborados pela Secretaria de Obras e atendem a pedidos dos moradores dos dois bairros. O vereador, que é da Vila Nova, destaca que o campo de futebol é importante para comunidade. “Eu mesmo fiz vários gols nesse campo”, comentou.

Reforço para saúde

O prefeito de Novo Itacolomi, João Pedro (PSD) participou na manhã de ontem, em Curitiba, de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O prefeito, que foi à capital junto com sua equipe e esteve acompanhado do deputado Artagão Júnior, apresentou ao secretário um projeto de reorganização e reforma do posto de saúde central, principal ponto de atendimento primário da cidade. O prefeito João Pedro foi reivindicar apoio para ampliar a unidade de saúde e não voltou de mãos vazias. Durante a reunião, o secretário Beto Preto sinalizou positivamente e autorizou a execução da reforma da unidade de saúde.

Lei sancionada

A Lei nº 13/2025, de autoria do vereador Guilherme Livoti (União Brasil), que permite à população acompanhar online a disponibilidade de medicamentos, vacinas e suplementos nas unidades de saúde em Apucarana foi sancionada pelo prefeito Rodolfo Mota (União). A lei entra em vigor dentro de até 210 dias, findo prazo que se prevê o funcionamento da plataforma digital que vai permitir que a população tenha acesso às informações. “A transparência na saúde é fundamental para garantir um atendimento mais eficiente e justo. Irei acompanhar de perto a implementação para garantir que a mudança traga resultados positivos para os apucaranenses”, afirmou o vereador.

Luísa preside comissão

A deputada federal Luísa Canziani (PSD) vai presidir a comissão especial criada para discutir a regulamentação da Inteligência Artificial (IA). O anúncio foi feito anteontem à noite pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A comissão vai proferir parecer ao projeto de lei 2338/23, do Senado Federal, para regulamentar a IA no Brasil. “Pretendemos entregar a melhor legislação possível, protegendo os brasileiros e os nossos direitos individuais e coletivos. Mas também não podemos impedir a inovação”, afirma a deputada Luísa Canziani, que já presidiu a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia e a Frente Digital