COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Lei formaliza padroeira do Paraná

Da Redação

| Edição de 17 de abril de 2025 | Atualizado em 17 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi sancionada e publicada a Lei nº 22.360/2025, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), que reconhece oficialmente Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná, incluindo no calendário oficial de eventos do estado, o dia dedicado a santa, 15 de novembro. Apesar do culto em torno de Nossa Senhora do Rocio ter origens datadas de 1648 e a santa ter sido reconhecida como padroeira do Estado pelo Vaticano em 1977, nenhuma lei civil formalizava a questão. “É uma reparação histórica com a fé do povo do nosso estado. Há décadas a devoção à Nossa Senhora do Rocio é celebrada com intensidade e agora essa fé passa a ter reconhecimento oficial e legal no âmbito do Estado”, comenta Anibelli, que contou com apoio de Evandro Araújo (PSD), coautor do projeto.

Arilson apoia Cristma

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) entregou nesta quinta-feira uma picape Fiat Strada para o Movimento Cristo Te Ama (Cristma), comunidade terapêutica e religiosa voltada para recuperação de dependentes químicos e de álcool. O deputado esteve pessoalmente na sede da entidade, no Contorno Norte de Apucarana. A conquista do veículo é resultado da articulação política do deputado junto da Itaipu Binacional. “Recebi uma verdadeira aula de vida visitando o Cristma, que tem uma história linda, que inspira e modifica a vida de tantas pessoas”, comentou o deputado, ao entregar as chaves para o coordenador do projeto, Sérgio Bolonhezi.

Marilândia projeta obras

O prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (PSD), mobilizou uma força-tarefa de seu secretariado nesta semana para tratar de um amplo programa de recuperação de estradas rurais. Com uma extensa malha que precisa estar em dia para escoamento da safra de olerícolas, carro-chefe da agricultura com distribuição no ano todo, Walmir destaca que Marilândia segue em busca de recursos para melhorias, mas precisa de um plano de ação. “Estamos elaborando um plano de trabalho”, comentou o prefeito, destacando que na área urbana estão sendo investidos R$ 9 milhões em obras de recape e asfalto e a zona rural é o próximo passo.

Enfim, desfiliado

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgou na segunda-feira a ação de desfiliação do deputado estadual Requião Filho, autorizando de forma definitiva a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão unânime garante ao deputado a liberação para deixar a sigla, sem nenhum prejuízo ao seu mandato parlamentar. Com o aval da Justiça, o deputado deve seguir com busca de uma nova legenda. Apesar de ser dada como certa sua filiação ao PDT, o parlamentar diz avaliar a proposta e afirma que ainda existem ajustes a serem feitos antes de tomar uma decisão. O certo é que Requião Filho vai para o partido que apoiar sua intenção de se candidatar ao Governo do Estado em 2026.

Fila que só aumenta

Falando em sucessão no Palácio Iguaçu, o número de articuladores de candidatura interessados em substituir o governador Ratinho Junior (PSD) a partir de 2027 está que só aumenta. A ida de Marcelo Belinati, hoje no Progressistas, para o PSB, é sinal que ele também entrou para fila. Atualmente estão correndo atrás da viabilização de candidaturas: Sergio Moro (União), Enio Verri (PT), Jorge Bernardi (Rede), Renato Adur (MDB), Joni Correa (DC) e Requião Filho. Isso sem falar nos nomes do PSD, partido do governador, que tem na lista o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o vice-governador Darci Piana e os secretários Rafael Greca e Guto Silva.