Na agenda que cumpriu nesta semana em Curitiba, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD) teve audiência com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O principal item da pauta foi o projeto para a construção de uma UBS de grande porte na área central da cidade, uma necessidade que foi detectada em pesquisas da saúde municipal. “O secretário Beto Preto nos recebeu muito bem e mostrou-se interessado em somar esforços com o município a fim de ver esta demanda atendida”, afirmou Rafael Cita. O prefeito tem dado atenção especial a saúde nesse início de mandato, com ampliação de oferta de exames, aquisição de equipamentos, além de obras - três UBS estão em construção na cidade. Também participaram da reunião César Neves, diretor da Secretaria de Estado da Saúde, e o vereador Luiz Carlos Chavioli.
PSD na Câmara de Apucarana
O PSD, do Governador Ratinho Junior e do secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, deve dispor de um representante na Câmara Municipal de Apucarana. Trata-se de Lucas Leugi (PSD), que obteve 2.148 votos na eleição e não seu elegeu por falta de quociente eleitoral. Aliás, Leugi foi o único vereador da história do município a fazer mais de 2.000 votos em três eleições seguidas. Atualmente, ocupa o cargo de diretor geral da 16ª Regional de Saúde Apucarana. Como ainda cabe recurso em relação à sentença do juiz Rogério Tragibo, Leugi deve permanecer na saúde por algum tempo.
Ditão no SBT
O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), aproveitou a proximidade que tem com o apresentador Ratinho para dar divulgação do Festival da Cachaça. Ditão fez uma rápida participação no Programa do Ratinho, transmitido nesta quarta-feira em rede nacional no SBT, para entregar nas mãos do apresentador o convite para o evento, que acontece entre 2 e 4 de maio. O prefeito esteve nos estúdios acompanhado dos organizadores do festival, representados por Ariane Missiato, Natanael Bonicontro e Luiz Carlos Moretti. Jandaia do Sul, para quem não sabe, é o município do Estado com maior número de marcas de aguardentes envazadas. Não à toa ganhou o título de Capital da Cachaça.
Projeto replicado
A lei de autoria do vereador Danylo Acioli (MDB) que institui programação de monitoramento digital contínuo de glicemia em Apucarana e que, na prática, garante o fornecimento gratuito de aparelhos digitais de medição e sensores de controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 1 e 2 está gerando interesse em outros municípios. Ontem, Danylo recebeu em seu gabinete a vereadora Claudete Velasco (PP), de Mandaguari, que veio a Apucarana levantar mais informações sobre a lei que ela pretende replicar em seu município. O monitoramento da glicemia faz parte da rotina dos diabéticos e a garantia do monitor pode salvar vidas.
Campanha de Páscoa
O deputado estadual Requião Filho lançou uma ação em suas redes sociais para divulgar e valorizar a produção artesanal de chocolates e os empreendedores do estado e garantir compras a preços acessíveis diante da alta de preço do produto. A ação reuniu comerciantes de diversas regiões do Estado - como Curitiba, Ibaiti, Cambé e Sertanópolis -, que divulgaram seus produtos no perfil de Instagram do parlamentar, que soma mais de 60 mil seguidores. “O Estado deve ser um aliado do pequeno empreendedor. Criar visibilidade para quem produz aqui no Paraná é uma forma concreta de fortalecer a economia local e os pequenos comerciantes”, comenta o deputado.