Quatro instituições públicas de ensino superior da região participam do processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições terminam hoje. Nesta etapa, universidades localizadas em Apucarana, Ivaiporã e Jandaia do Sul estão ofertando 630 vagas em 28 cursos de graduação.
A maior oferta de vagas é no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). São 294 vagas abertas em sete cursos: design de moda, química, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química e engenharia têxtil.
Segundo a diretora de graduação do campus local, Juliana Castanon, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, a expectativa é que o processo de seleção atraia um número maior de alunos. Na última edição, entre 60% e 70% das vagas foram preenchidas. “Somos impactados pela pandemia, pela evasão do ensino médio e pela redução paulatina dos participantes do Enem, mas esperamos que essa volta da normalidade atraia mais alunos”, comenta.
Atualmente, a UTFPR é a única instituição da região a adotar o Sisu como forma exclusiva de ingresso. A partir do segundo semestre, a UTFPR também vai adotar critério misto, com realização de vestibular. A medida já foi aprovada. “A ideia é diversificar e também focar na regionalização do nosso campus, mas o Sisu será mantido”, comenta.
Também em Apucarana, o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) adota critério misto e nesta edição do Sisu oferta 280 vagas em 13 cursos: administração, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, matemática, letras/espanhol, letras/inglês, letras/português, pedagogia, turismo, serviço social e secretariado executivo.
REGIÃO
No campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Jandaia do Sul foram abertas 44 vagas nos cursos de ciências exatas, computação, engenharia agrícola, engenharia de alimentação e engenharia de produção. A instituição também seleciona alunos através de vestibular.
Em Ivaiporã, o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), outra instituição que seleciona alunos pelo Sisu e também através de vestibular, foram abertas 12 vagas nesta edição nos cursos de educação física, história e serviço social.
Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, de hoje. Para participar do processo de seleção, os interessados devem ter pontuado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).