A Igreja de todo o mundo abriu no último domingo (13), com a celebração dos Ramos, a Semana Santa. Nela está o ápice do Ano Litúrgico e momento central da fé católica: o Tríduo Pascal, que teve início na noite desta quinta-feira (17) com a tradicional Missa do Lava-Pés e segue até a manhã do Domingo de Páscoa. Uma multidão de fiéis acompanhou a missa na noite desta quinta-feira na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana.
Segundo o bispo Dom Carlos José, esta é semana mais importante da fé católica. “Nós estamos vivendo o Tríduo Pascal, que foi precedido de uma celebração especial que aconteceu na noite da Quarta-feira Santa, onde todos os padres da Diocese estiveram presentes e renovaram suas promessas da ordenação. Nesta celebração também foram consagrados os óleos santos, que serão usados em todas as paróquias durante todo o ano, de uma Páscoa até a outra”, pontua o bispo diocesano, Dom Carlos José.
O sacerdote faz um convite especial para toda a comunidade e frisa que é essencial a participação durante os dias santos. “O convite é para participar do Tríduo, quinta, sexta-feira e sábado santos, que nos remetem aos momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo, sua Paixão, morte e ressurreição”, diz Dom Carlos. A missa da Ceia do Senhor, realizada nesta quinta, marca a instituição da Eucaristia e Lava-pés e foi acompanhada por centenas de pessoas na Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes. Nos próximos dias, os fiéis são chamados para completarem o caminho de fé e esperança.
Nesta Sexta-feira Santa, data em que os católicos devem viver o jejum e a abstinência a pedido da Igreja, a Adoração da Santa Cruz está marcada para às 15 horas. Além da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, todas as paróquias da cidade contam com a programação. Este é o único dia do ano em que não são celebradas missas. Horas depois, às 19h30, acontece a Procissão do Senhor Morto nos arredores da igreja matriz. Dom Carlos revela que há novidades para este ano. “Esse ano com uma novidade, que são as representações das Dores de Nossa Senhora, com a participação dos jovens da Catedral e das paróquias próximas”.
Já no Sábado Santo, quando é celebrada Solene Vigília Pascal, haverá uma única missa às 19h30. O Domingo de Páscoa, por sua vez, conta com quatro celebrações na Catedral: às 8h; 10h; 18h; e 19h30.
Além da importância da celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, este ano se torna ainda mais especial para os fiéis, aliado ao Ano Jubilar celebrado pela Igreja Católica. “O ano santo nos remete aos 2.025 anos do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo. E Jesus nasceu e viveu para poder nos dar a vida nova através de sua morte e ressurreição. Então celebrar a Páscoa neste ano santo tem um especial sabor, todo particular, porque é ano santo da esperança. Para que a virtude da esperança esteja presente em nosso coração”, reflete o bispo. “Este ano santo ele já aponta para o outro ano santo, em 2.033, quando celebraremos os 2.033 anos da morte e ressurreição de Jesus Cristo”, completa.