CIDADES

min de leitura - #

Depois de quase 20 anos, Espaço Cultural do Cine Fênix é inaugurado

Da Redação

| Edição de 30 de junho de 2023 | Atualizado em 30 de junho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de quase 20 anos, a Prefeitura de Apucarana inaugura neste sábado o “Espaço Cultural Cine Teatro Fênix”. As obras foram retomadas nos últimos anos e concluídas. O investimento alcançou quase R$1,7 milhão na reforma e novo formato dos três pavimentos superiores, além restauração de toda estrutura de sustentação e da cobertura. 

O prédio do antigo Cine Fênix foi inaugurado em outubro de 1957. Na época, era uma das maiores salas de cinema do interior do Paraná e seus três pavimentos superiores eram ocupados por escritórios, clínicas e outros segmentos comerciais. Em dezembro de 2002, o imóvel foi adquirido pelo município e passou a ser denominado Cine Teatro Fênix. 

Em 2007, uma obra reforma geral do prédio foi licitada e iniciada. Porém, devido a problemas financeiros da empresa o projeto não avançou. Deste ponto em diante, a finalização do espaço virou um desafio que passou por várias gestões.

Retomada nos últimos anos, a reforma avançou gradativamente. Os três pavimentos superiores passaram por reformas, com abertura de salas mais amplas, ganhando ainda divisórias, mobiliários e equipamentos, além de um elevador. Parte do primeiro andar abriga a sede administrativa da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). 

Hoje, a Escola de Artes de Apucarana ocupa a maior parte do espaço superior, atendendo cerca de mil e quinhentas alunos – de crianças até idosos com aulas de música, dança e teatro.

O “Espaço Cultural Cine Teatro Fênix” também sedia o Museu Municipal, sala para a Banda Municipal Maestro João Florindo, sala de gestão do turismo e outros espaços para cursos e de uso de entidades e conselhos municipais.

No quarto pavimento foi criada num terraço – junto à cobertura - uma ampla sala de reuniões. No térreo, o auditório de espetáculos, que tem uma das maiores telas de cinema do Paraná, ganhou 480 poltronas novas e outras melhorias.

A secretária municipal de cultura, professora Maria Agar, lembra que, desde os primeiros pioneiros, os que aqui vieram morar em Apucarana tinham o hábito de consumir arte e cultura. “Cada grupo de imigrantes trouxe sua cultura nas malas e no coração, entre eles japoneses, ucranianos, italianos, portugueses e também paulistas, mineiros e gaúchos”, comenta ela, frisando a importância da cultura no município.

CINE FÊNIX

“Após sessenta e seis anos da construção do antigo Cine Fênix, os pavimentos superiores, enfim ganharam um novo formato para atender a crescente demanda da nossa Escola de Artes. E este momento da entrega das obras, não se resume apenas numa inauguração. É muito mais que isso: Estamos celebrando a cultura histórica de Apucarana, reafirmando a nossa condição de pólo cultural no Paraná”, avalia o prefeito Junior da Femac, que considera essa conquista, uma das principais da sua gestão.