CIDADES

min de leitura - #

ENXURRADA INVADE ESCOLAS E ALAGA RUAS DE APUCARANA

Da Redação

| Edição de 02 de dezembro de 2024 | Atualizado em 02 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O temporal registrado na tarde desta segunda-feira (02) em Apucarana gerou transtornos em várias regiões da cidade. Houve registros de danos no asfalto em bairros e também inundações de estabelecimentos de ensino e saúde da cidade.

Pelos menos três escolas da rede municipal de Apucarana foram alagadas. A situação mais grave foi na Escola Municipal Professor José Brazil Camargo, no bairro Recanto do Lago, onde os danos materiais devem resultar na suspensão das aulas nesta semana.

No local, a Sanepar estava trabalhando com obras de galerias, e com a força das águas, abriu-se uma cratera, na entrada da escola. Parte de um muro da unidade também foi derrubado. Segundo a diretora da escola, Alessandra Caldeira dos Reis, quando o muro caiu e a água atingiu o pátio as crianças já tinham retornado para sala de aula após o recreio. Ela detalha que a enxurrada não atingiu nenhuma sala de aula. Ainda assim, as crianças foram levadas até a quadra, que também não foi atingida, e liberadas para os pais.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete Andrade, que coordena a Defesa Civil, a escola ficará interditada por alguns dias para avaliação e consertos.

Outras duas escolas que tiveram avarias foram a Presidente Médici, no Jardim Apucarana; e a Professora Idalice Moreira Prates, próximo ao Núcleo Afonso Alves de Camargo. Equipes do setor de engenharia da Autarquia Municipal de Educação percorreram as unidades escolares para avaliar os danos e iniciar os reparos necessários. Um balanço dos estragos nas unidades deve ser finalizado nesta terça-feira.

Várias ruas da cidade também registraram danos após a chuva. Na rua Jayme Broietti, no Jardim Ponta Grossa, o asfalto abriu em vários pontos. Moradores do bairro chegaram a improvisa o fechamento da rua até a chegada das equipes da prefeitura. “A enxurrada foi muito forte, estava parecendo um rio. A garagem do meu vizinho alagou e depois da chuva a rua ficou assim’, afirma a moradora Maria Donizete. Também foram registrados proWblemas na rua Nagib Daher com Erasto Gaertner, onde equipes da prefeitura foram acionadas para retirar pedras trazidas pela chuva.

UPA

O cruzamento das ruas Desembargador Clotário Portugal com a São Paulo também voltou a registrar alagamentos. Uma câmera de segurança de uma farmácia filmou os veículos passando pelo trecho, que estava alagado. O local, que fica na região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) sempre registrou problemas de alagamentos em dias fortes de chuva. Em 2021, a Prefeitura reconstruiu todo o sistema de drenagem, com implantação de tubos de um metro de diâmetro. Desde então, o cruzamento não havia mais registrado alagamentos.

Cisvir suspende consultas odontológicas

A água também invadiu a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), localizado no Jardim Apucarana. Pacientes que estavam no local foram surpreendidos com água na altura do tornozelo.

Por conta do incidente, os atendimentos odontológicos agendados para hoje foram cancelados. Segundo a diretora geral do consórcio, Joana D’Arc Previatti, a água atingiu os consultórios e os equipamentos podem ter sido danificados.

“A equipe de manutenção deve vir pela manhã para averiguar se houve algum problema e algum dano. No momento está tudo desligado como medida de precaução”, afirma. Segundo ela, a água atingiu toda parte térrea do prédio. Além dos equipamentos dos consultórios odontológicos, a água atingiu estoque de material de expediente e material de uso nos consultórios. “Amanhã vamos avaliar o que molhou e terá que ser descartado, mas sabemos que teremos prejuízo”, afirma.