A abertura de empresas avançou 74% na região no primeiro trimestre deste ano. Foram mais de 1,5 mil novos registros no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) entre janeiro e março deste ano em 27 municípios, contra 905 no mesmo período do ano passado. Os dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
No geral, foram 3.299 negócios inaugurados e 1.722 fechados na região em 18 segmentos de mercado. O setor de comércio e reparação de veículos teve o maior saldo de aberturas, com 320 novas empresas, seguido pela indústria de transformação com 241, transporte com 182, atividades administrativas e serviços complementares 144, entre outros.
O Microempreendedor Individual (MEI) é o principal modelo empresarial escolhido pelos empresários e corresponde a 1,2 mil empresas abertas no período. Ainda conforme a Jucepar, 570 empresas foram abertas na modalidade Sociedade Empresária Limitada e outras 2 de cooperativas. Na contramão, 193 empresas no perfil Empresário Individual foram fechadas.
Vinte e cinco municípios tiveram saldo positivo de abertura de empresas entre janeiro e março. Destaque para Arapongas e Apucarana, que têm os maiores saldos da região, com 542 e 526 novas empresas (veja o infográfico).
Para o consultor do Sebrae de Apucarana, Tiago Cunha, esse cenário positivo pode ser explicado por fatores econômicos e estruturais. Em relação à Apucarana, ele explica que o município tem se destacado pela diversificação produtiva, principalmente nos setores do vestuário, logística, comércio e serviços, que continuam a atrair novos empreendedores. Além disso, iniciativas municipais de desburocratização e suporte ao empreendedorismo têm facilitado o processo de formalização e impulsionado novos negócios.
“O aumento na abertura de empresas não só demonstra confiança dos empresários na economia da cidade, como também contribui diretamente para a geração de empregos e aumento da renda local. Esse movimento estimula a cadeia produtiva, cria novas oportunidades e promove uma dinâmica virtuosa de crescimento, beneficiando diferentes setores do município”, ressalta.
“Vale ressaltar o perfil empreendedor da população apucaranense, que está sempre em busca de novas oportunidades de negócio, seja como forma de complementar renda, inovar ou atender demandas específicas do município”, assinala.
Abertura de empresas avança 32,55% no Paraná
O Paraná registrou um aumento de 32,55% no número de empresas no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. O aumento refere-se ao saldo acumulado, calculado a partir da diferença entre o número de aberturas e de baixas de empresas. De janeiro a março deste ano o saldo acumulado foi de 46.032 empresas, enquanto que de janeiro a março de 2024 houve 34.728 novos negócios.
Os dados positivos estão no relatório Painel de Empresas, relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), publicado nesta sexta-feira (4).
Entre janeiro e março deste ano, foram abertas 103.536 empresas, um acréscimo de 30.229 novos registros em relação ao acumulado de fevereiro, quando somavam 73.307. Na comparação com o registrado no primeiro trimestre de 2024 (79.667), os três primeiros meses deste ano registraram aumento de 30%.
A maior parte das empresas abertas permaneceu de microempreendedores individuais, com 73% do total (77.611). Em seguida, aparecem as empresas do tipo Limitada, que representaram 25% das aberturas (24.052). O Paraná somou 1.818.625 empresas ativas em março.