CIDADES

min de leitura - #

Número de acidentes se mantém, mas mortes recuam em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 25 de setembro de 2024 | Atualizado em 25 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de mortes no trânsito caiu quase pela metade em Apucarana. De janeiro a agosto deste ano foram quatro óbitos registrados no perímetro urbano e rodovias estaduais, uma queda de 42,8% em comparação com o ano passado, quando sete pessoas morreram em acidentes no mesmo período. Os dados são do Placar da Vida divulgados ontem pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante a Semana Nacional de Trânsito.

Conforme o relatório, os acidentes com morte ocorreram na PR-170, Residencial Fariz Gebrim, Jardim Colonial e Vila Vitória Régia. As vítimas foram três motociclistas de 28, 36 e 54 anos, que morreram após abalroamento transversal e choque, e uma criança de 1 ano, atropelada por uma moto.

Além dos óbitos, outra redução foi o número de acidentes envolvendo motocicletas que caiu de 235 para 209, queda de 11%.  O número geral de acidentes, entretanto, cresceu 2% passando de 580 para 593 neste ano com um total de 1.160 veículos envolvidos. A quantidade de feridos também subiu de 246 pessoas para 251. O levantamento da PM não inclui acidentes em rodovias federais nem óbitos registrados posteriormente aos acidentes.

Para o coordenador de segurança da Prefeitura Municipal de Apucarana, Marcos José Facio, a queda no número de mortes é reflexo do aumento da fiscalização de trânsito por parte dos órgãos competentes.

“No ano passado tivemos a formatura de uma nova tropa de policiais militares e com esse acréscimo de PMs bas ruas, tanto a Guarda Civil Municipal quanto a PM passaram a fiscalizar mais. Esse aumento na quantidade de agentes de segurança contribuiu com essa redução nas mortes, pois faz com que os motoristas tenham um pouco mais de responsabilidade no trânsito”, afirma.

Segundo Facio, com a formação dos 25 novos guardas civis municipais, a atuação dos agentes será ampliada para outras áreas da cidade, como nos bairros, por exemplo. Na próxima os alunos do curso de formação receberão treinamento de armamento e práticas de tiro.

SEMANA NACIONAL

Realizada anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito visa reforçar as ações educativas e de conscientização realizadas pelos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O tema definido para este ano foi: “Paz no trânsito começa por você”, estabelecido para as campanhas educativas como Maio Amarelo, realizada anualmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com os órgãos que compõem o SNT.

Durante a semana, foram promovidas atividades educativas e de fiscalização em todo o estado, buscando a interação com o cidadão, objetivando a sensibilização sobre os riscos e consequências de comportamentos inadequados no trânsito, bem como promover e estimular boas práticas a fim de proporcionar um trânsito seguro, acessível e sustentável a todos.