A melhor queijaria do Paraná é de Jandaia do Sul. A queijaria Delícias Beni se destacou na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil, realizada na semana passada em Blumenau (SC). O queijo muçarela nozinho produzido na propriedade foi ouro. A empresa também levou para Jandaia do Sul a medalha de ouro para o queijo requeijão de corte, e a de bronze para o queijo tipo parmesão e o manteiga artesanal. Na edição do ano passado os queijos muçarela nozinho, requeijão e o minas frescal foram premiados com medalhas de prata.
“Essas premiações marcaram profundamente nossa trajetória. Esses títulos representam mais do que técnica: eles celebram a dedicação de uma família que acreditou no valor do trabalho rural e no potencial do queijo artesanal brasileiro”, disse a proprietária Elzilene Dornele Alegre. “Estamos muito felizes em ver nosso esforço reconhecido em um evento tão importante para o setor, e seguimos firmes no propósito de levar aos lares um produto feito com carinho, cuidado e sabor de verdade”.
A Delícias Beni – combinação dos nomes dos filhos do casal, Benício e Nicolas – nasceu de um sonho que começou no campo. Em 2019 Elzilene deixou sua antiga profissão de auxiliar administrativa e decidiu abraçar a vida rural com a missão de produzir queijos artesanais com qualidade, alma e respeito à tradição.
“Começamos pequenos, com poucas vacas e muita coragem, construindo nossa agroindústria familiar do zero; hoje toda a família participa: meu marido (Cláudio) cuida do manejo dos animais, meus filhos ajudam na ordenha e eu sigo na criação e produção dos queijos”, disse.
Elzilene salientou ainda o apoio dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) para o sucesso da queijaria. “Nos auxiliam muito, são os meus maiores incentivadores e isso faz uma grande diferença”, afirmou. Entre as queijarias atendidas por servidores do IDR-Paraná houve a conquista de 21 medalhas de ouro, 24 de prata e 13 de bronze. “É o resultado do que nossos extensionistas semeiam todos os dias no campo”, disse a coordenadora estadual de Agroindústria, Karolline Marques da Silva.
PARANÁ
O Paraná garantiu 165 queijos nessa edição do Prêmio Queijo Brasil, um aumento de 27,9% em relação aos 129 premiados no ano passado. O Estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que arrebatou mais de 400 prêmios. Este ano houve 1.242 queijos artesanais premiados.
Os queijos paranaenses foram produzidos por 51 pessoas ou empresas familiares diferentes. O Paraná trouxe 47 medalhas de ouro, 66 de prata e 52 de bronze. “O crescimento observado de um ano para o outro é uma boa sinalização de que há grande potencial para nos tornarmos cada vez mais fortes também na produção de queijos e outros derivados lácteos tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes.