O Programa Paraná Mais Orgânico reuniu cerca de 20 sericicultores de Ivaiporã, na manhã de ontem, para discutir a certificação de produtos orgânicos e as oportunidades que ela pode trazer para os produtores locais. A reunião aconteceu no salão nobre da Prefeitura e contou com apoio do IDR-Paraná, da Prefeitura Municipal e da empresa Bratac.
Durante o encontro, o engenheiro agrônomo Paulo Henrique Lizarelli, do IDR-Paraná e coordenador do Paraná Mais Orgânico – Núcleo Vale do Ivaí, explicou que a certificação é gratuita e inclui suporte técnico ao longo da transição de sistemas convencionais para orgânicos.
“A maioria dos sericicultores de Ivaiporã já possui áreas de amora certificadas, mas agora a novidade é a possibilidade de ampliar a certificação para outras produções, como frutas, hortaliças e até para a produção animal, como ovos caipiras orgânicos”, explicou Lizarelli.
Segundo ele, os benefícios vão além do aspecto ambiental. A certificação orgânica permite melhores preços e acesso a mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê que 100% dos alimentos adquiridos nas escolas sejam orgânicos até 2030. “Atualmente, 25% dos alimentos adquiridos pelo PNAE no Paraná já são orgânicos, o que representa uma grande oportunidade de expansão”, destacou.
O secretário municipal de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, afirmou que o evento faz parte de uma estratégia mais ampla de incentivo à agricultura orgânica no município.“Com assistência técnica e certificação gratuita, os produtores têm a chance de expandir suas atividades, garantindo uma produção mais sustentável e lucrativa”.
Barbosa reforçou o apoio da administração municipal. “O prefeito Carlos Gil está dando todo o suporte, e a parceria com o IDR-Paraná, a Bratac e a Prefeitura Municipal ajudam a viabilizar essa transição. Essa mudança traz benefícios tanto econômicos quanto ambientais”, concluiu.