POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas discute liberação de obra da Delegacia Cidadã

Da Redação

| Edição de 15 de abril de 2025 | Atualizado em 15 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em agenda na capital do Estado, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), participou ontem, de reunião junto ao delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach. Na oportunidade, ele tratou de pautas para o fortalecimento da segurança pública no município, entre elas a instalação da Delegacia Cidadã Padrão III – que deve ser licitada ainda neste ano, além da implantação do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML) em Arapongas e articulação de outros recursos para a área da segurança.

Na semana passada, Cita havia se reunido com representantes do Conselho Comunitária de Segurança de Arapongas (Conseg), em encontro no gabinete, firmando o compromisso do envio de demandas junto ao Governo. “Para uma segurança pública fortalecida, é importante reforçamos estratégias e apoio junto ao governo, entidades e demais órgãos, garantido na prática ações, projetos e serviços que vêm ao encontro dos nossos munícipes. Arapongas já é referência em segurança, mas é preciso avançar ainda mais”, pontuou Cita.

Em 2023, ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, o município já havia enviando à Câmara projeto de lei que dispõe sobre a autorização de doação de imóvel ao Estado do Paraná para fins de construir a Delegacia Cidadã. O terreno fica na Rua Tico-Tico-Rei, próximo ao Sesc/Senac. À época, o atual prefeito Rafael Cita atuava como procurador jurídico do município. Neste modelo, a Delegacia Cidadã III reúne na mesma estrutura e de forma mais humanizada serviços de atendimento para as vítimas de crimes e o público em geral.

MEIO AMBIENTE

Ontem foi o segundo dia de agenda em Curitiba. Na segunda-feira, Cita esteve com o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Rafael Greca para solicitar celeridade na liberação das licenças ambientais e recursos para a conclusão das obras de revitalização do Parque dos Pássaros e do Parque das Nações.

O Parque das Nações teve concluída a primeira etapa de revitalização – iniciada ainda na gestão do prefeito Sérgio Onofre, num investimento total de R$ 11 milhões. A segunda etapa, considerada a mais intensa do projeto, visa o represamento de nascente e supressão de um trecho de mata.

No Parque dos Pássaros já foram concluídas etapas de drenagem, acessibilidade e contenção de taludes. Agora, as equipes iniciam as etapas de urbanização e paisagismo. O valor do investimento é de R$ 2,67 milhões, oriundos da Sedest.

Além disso, Cita articulou também recursos a serem aplicados na revitalização do Bosque dos Pássaros, localizado no Jardim Novo Imperial. “Foi uma conversa produtiva e cheia de boas perspectivas para nossa cidade. O secretário Rafael Greca teve boa recepção e atenção junto às demandas de Arapongas”, avaliou Cita.