Após um debate sobre o assunto na semana passada, a Câmara de Apucarana aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira requerimento do vereador Moisés Tavares Domingos (PP), pedindo informações detalhadas à Autarquia Municipal de Saúde (AMS) sobre as medidas preventivas de combate à dengue que vêm sendo adotadas no município. Na sessão anterior, técnicos dos setores de endemias da Autarquia já haviam feito uma explanação sobre a situação atual da doença e sobre campanhas de conscientização da população no combate ao mosquito transmissor.
No requerimento, Moisés Tavares faz uma série de outros questionamentos. Ele pede informações sobre número de agentes de combate a endemias; em caso de epidemia qual a estrutura de recursos humanos disponíveis, uma vez que há muitos prestadores de serviços que deverão se desligar do quadro de agentes neste final de ano; qual a situação dos insumos disponíveis até dezembro e início de ano; e qual será o procedimento com as equipes que atuam na área devido o recesso de natal e ano novo.
Para o vereador, é importante que a Câmara e o próximo gestor público que assume em janeiro fiquem sabendo desde já quais providências estão sendo tomadas para evitar uma epidemia como ocorreu no ano passado.
APLAUSOS À PM
No início da sessão, a Câmara entregou Moção de Aplausos à policial militar cabo Fernanda Aquino de Siqueira Corucci por ter salvado a vida de uma bebê em Apucarana que estava engasgada com leite materno. A moção foi de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (PDT).
O socorro ocorreu no dia 11 de janeiro na Vila São Carlos. Para Tiago Lima, foi Deus quem colocou a cabo Fernanda no lugar certo e na hora certa. “Você salvou uma vida e vida não tem dinheiro que paga”, disse o vereador.
A militar agradeceu o reconhecimento, compartilhando a homenagem com demais companheiros de farda. “Só tenho que agradecer a Deus pelos treinamentos que recebi no batalhão e pela oportunidade que me deu de salvar uma vida”, disse a policial.
Ainda na sessão foram aprovados dois projetos de lei do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD). Um que torna de utilidade pública e Associação de Amigos dos Animais e outro que concede título de Cidadão Benemérito ao jornalista do Grupo Globo, Nilson Klava, que raízes e familiares no Distrito de Pirapó.