POLÍTICA

min de leitura - #

Conclusão de obras marca audiência da LDO

Da Redação

| Edição de 06 de maio de 2024 | Atualizado em 06 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Conclusão de obras marca audiência da LDO

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana realizou ontem audiência pública de discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025 (LDO 2025). O debate acontece um mês após os parlamentares conhecerem o teor do projeto de lei, também apresentado em audiência pública pela Secretaria Municipal da Fazenda, e foi focado principalmente na previsão de recursos para a conclusão de obras em andamento, com ênfase na estruturação do Hospital de Apucarana (H.A.) e na duplicação da Avenida Minas Gerais, no trecho próximo à entrada do Núcleo Adriano Correia.

“Entre as prioridades da LDO está a alocação de recursos visando continuidade de obras em andamento. No que tange o H.A. a obra de engenharia civil já ultrapassa os 70%. Após credenciamento e definição do modelo de gestão, ou seja, se será administrado integralmente pelo município ou através de Parceria-Público-Privada (PPP), por exemplo, iremos, em momento oportuno, apontar as previsões orçamentárias pertinentes. Quanto à duplicação de trecho da rodovia, trata-se de um convênio com o Governo Estadual e a empreiteira aguarda remoção dos postes de alta tensão, agendada para o dia 19 de maio, para dar andamento aos trabalhos”, assegurou Sueli Pereira, secretária municipal da Fazenda. (Leia mais sobre a duplicação na pag A7) 

A audiência foi presidida pelo vereador Mauro Bertoli, teve como 1º secretário o vereador Rodrigo Liévore e 2º secretário o vereador Tiago Cordeiro, e contou ainda com a participação dos vereadores Jossuela Pirelli, Luciano Facchiano, Toninho Garcia, Marcos da Vila Reis, Moisés Tavares e Lucas Leugi.

A LDO discorre sobre as metas fiscais (arrecadação e despesas) e é peça fundamental para a correta aplicação do dinheiro público. A previsão orçamentária para o próximo exercício é na ordem de R$595 milhões, o que representa um crescimento de pouco mais de 5% em relação aos R$564 milhões previstos para este ano de 2024. 

Após a audiência, os vereadores voltam a apreciar a proposta da LDO 2025 em comissões, propondo ou não emendas, e devem votar a matéria até o recesso de meio de ano do Legislativo.