Os sete governadores dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram, nesta sexta-feira, um termo de cooperação técnica com os Ministérios Públicos Estaduais (MPs) para fortalecer e integrar a atuação dos órgãos no combate ao crime organizado e também na prevenção e resposta a eventos climáticos extremos. A assinatura ocorreu durante o 12º encontro do grupo, realizado em Florianópolis, Santa Catarina. Integram o Cosud os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ressaltou que a parceria com os Ministérios Públicos fortalece o combate ao crime organizado. “Nós queremos melhorar a máquina pública e isso só vem com a participação de todas as instituições, seja da área de controle e fiscalização, com o combate à criminalidade, que é tão importante, mas também com a questão da sustentabilidade, gerar emprego e renda cuidando do meio ambiente, da nossa natureza”, destacou.
Hoje cada Ministério Público estadual conta com um Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ideia é que, com o convênio junto ao Cosud, os MPs criem um grupo de trabalho de combate ao crime organizado, envolvendo as áreas de inteligência.
“Os Gaecos funcionando de forma conjunta ao Cosud, sem dúvida alguma vai ser mais um case de sucesso de grandes operações, de apreensões, trazendo a força e o preparo das nossas polícias, de inteligência, mas também trazendo a expertise de membros do Ministério Público na área de combate à sonegação e de inteligência no combate ao crime organizado”, complementou o governador.
APOIO AO GAECO
Na última semana, Ratinho Junior anunciou que o Estado vai ampliar seu apoio ao trabalho do Gaeco, fornecendo policiais para atuarem em um novo núcleo do grupo em Umuarama, na região Noroeste. Com isso, o grupo passará a ter dez núcleos regionais no Estado.
A parceria entre estados e Ministérios Públicos foi discutida na edição anterior do Cosud, em agosto deste ano, no Espírito Santo. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti, destacou que a parceria entre os órgãos e os estados servem de exemplo para todo o País.
“Nós estamos aqui por um motivo: efetividade. Com ações concretas, esse convênio impacta não somente o Sul e o Sudeste, mas todo o Brasil, pois a repercussão para os demais estados é evidente. Eles veem o que está sendo feito aqui e podem tirar proveito das iniciativas realizadas pelo Cosud”, afirmou.