POLÍTICA

min de leitura - #

Nos EUA, Ratinho Junior anuncia compra de 2 mil armas não letais

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2025 | Atualizado em 10 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ogovernador Ratinho Junior visitou anteontem a sede da Axon Enterprise, em Phoenix, no Arizona, e anunciou a compra de 2 mil armas não letais de incapacitação neuromuscular para o Governo do Paraná. Com isso, 600 novos armamentos se somam à primeira compra de 1,4 mil Tasers 10, anunciada em novembro do ano passado. O investimento total será de mais de US$ 5 milhões.

A iniciativa marca a primeira compra de armamentos desse tipo feita pelo Estado e representa mais um passo na modernização das forças de segurança pública. As primeiras 1,4 mil armas já foram entregues e estão na Academia Policial Militar do Guatupê. Os cartuchos serão entregues nas próximas semanas e os treinamentos devem começar a partir disso. O contrato das novas armas começa a tramitar a partir de agora.

Desde 2019, o Estado já adquiriu 32,5 mil armas para as polícias, a maioria delas importadas, somando R$ 93,3 milhões em investimentos. A compra das armas de incapacitação neuromuscular é inédita e vai ampliar o leque de atuação das polícias com foco em ações de baixo risco.

Durante a visita à empresa – referência global em tecnologias voltadas à segurança pública, com clientes como o FBI –, o governador conheceu os equipamentos que serão utilizados pelos agentes paranaenses e discutiu detalhes do processo de treinamento e adaptação à nova tecnologia. A arma tem conexão inteligente e dispersão de energia de até quatro dardos de uma só vez, laser para cenários diurnos, bateria recarregável e alerta de aviso sonoro e visual.

“Estamos fazendo uma compra internacional inédita no Paraná para garantir mais segurança com responsabilidade, colocando o Paraná ao lado das melhores polícias do mundo. As armas não letais de incapacitação neuromuscular são fundamentais para situações que exigem controle, principalmente para imobilização e ambientes com muitas pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que também participa da missão oficial, destacou que o uso das armas não letais será estratégico em operações urbanas e rurais, inclusive com potencial de reduzir confrontos armados. “É uma ferramenta moderna, eficiente e, sobretudo, menos letal, que permitirá ações de contenção com mais técnica e menos risco de fatalidades”, afirmou.

Projeto-piloto com câmeras corporais

O governador anunciou também a vai implementação de um projeto-piloto inédito na América Latina com câmeras Axon Body 4, na Polícia Militar.

Esse é um dos modelos mais tecnológicos do mercado porque conta com tradução simultânea em diversos idiomas, podendo auxiliar no diálogo com turistas, além de campo de visão de 160 graus, comunicações bidirecionais e suporte com recursos em tempo real, como mapas e alertas instantâneos.

Elas serão utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública em Curitiba e Foz do Iguaçu, auxiliando também no contato com turistas estrangeiros. São 50 unidades dentro do projeto, sem custos ao Estado. As definições de entrega ainda estão em andamento.