POLÍTICA

min de leitura - #

Paraná entrega equipamentos de combate a incêndios para municípios

Da Redação

| Edição de 15 de abril de 2025 | Atualizado em 15 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em mais uma ação para o combate a incêndios no Estado, o governador em exercício Darci Piana entregou ontem no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma série de equipamentos para 100 municípios próximos a áreas verdes que poderão ser acionados para atuação rápida. São 175 kits picape, 300 sopradores e mil tanques cisternas equipados com motobomba, com investimento de R$ 22,7 milhões do Governo do Estado. Na região foram beneficiados cinco municípios: Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Mandaguari e Sabáudia.

Piana destacou que os equipamentos são fundamentais para que os municípios possam dar uma pronta resposta em casos de incêndio e estiagem. “São quase R$ 23 milhões de investimentos que o Governo do Estado está fazendo, entregando reservatórios de água, sopradores, tudo para amenizar os problemas causados pelo fogo e pela seca. Além disso, a Defesa Civil preparou 540 pessoas como brigadistas para trabalharem com esses equipamentos em 100 municípios”, afirmou.

O material entregue permite tanto a ação direta de assistência às localidades com falta de água, quanto para o combate a incêndios, situações típicas quando ocorre diminuição da chuva.

A entrega é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e da Defesa Civil Estadual, reforçando as medidas já adotadas em 2024, quando o Paraná sofreu com um grande número de incêndios. No ano passado, foram registrados cerca de 13 mil casos, mais que o dobro das ocorrências de 2023.

Esta é a primeira vez que o Estado realiza um aporte desta magnitude exclusivamente voltado à estruturação preventiva. A parceria entre Sedest e Defesa Civil possibilitou a capacitação de 540 pessoas de 100 municípios para atuarem como brigadistas em ações de combate a incêndios florestais, e que agora recebem o reforço de equipamentos doados pelo Governo do Paraná.