POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Faxinal anuncia reajuste salarial de 4,77% para funcionalismo

Da Redação

| Edição de 16 de abril de 2025 | Atualizado em 16 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), anunciou nesta quarta-feira (16) reajuste de 4,77% aos servidores municipais do Quadro Geral. O índice foi anunciado após reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Faxinal, garantindo reposição das perdas inflacionárias.

Segundo o prefeito, o reajuste não se aplica aos educadores municipais, agentes de saúde e endemias, categorias regidas por pisos salariais nacionais específicos. O reajuste também não afeta subsídios de cargos comissionados, prefeito e vice-prefeito.

O acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindicato estabelece que o reajuste será efetivado na competência de abril de 2025, com os valores referentes aos meses de janeiro a março sendo parcelados em nove vezes entre abril e dezembro. A Lei 2.415/2025, concedendo a reposição, foi publicada ontem, no Diário Oficial do Município na Edição 1.706/2025.

O prefeito Hermes Santa Rosa reafirmou seu compromisso com um diálogo aberto e construtivo com os servidores e o sindicato, buscando sempre soluções que respeitem as necessidades dos trabalhadores e a saúde financeira do município. Ele enfatizou que a valorização dos servidores é um dos pilares de sua gestão. “Acredito que um funcionalismo motivado e bem remunerado reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade”, comenta.

Além da reposição com retroativo, o prefeito está cumprindo com o direito ao pagamento da insalubridade com indicador sobre o salário base do servidor, evitando assim novas ações judiciais, como também a regulamentação da cesta básica. Também foi pauta na reunião a indicação de membros para compor a comissão que irá realizar a revisão da Lei 1715/2025, que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos).

A reunião contou com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Silvia Bocardo Justos, e do vice-presidente, Valrisnei dos Santos Nascimento, que expressaram sua satisfação com a decisão do prefeito. Silvia destacou a importância da reposição salarial para a motivação e valorização dos servidores, que desempenham um papel essencial na administração pública e no atendimento à população.

Para o prefeito, a iniciativa é um passo significativo para garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento aos profissionais . Na educação, exemplifica, ocorreu a aplicação integral do piso do Magistério em 6,27%, concedido pelo prefeito no mês de março.