O governador Ratinho Junior (PSD) assinou ontem o decreto 9.135/2025 que institucionaliza o programa Mulher Segura, que traz uma série de ações para combater o feminicídio e a violência doméstica. Com operações realizadas em 20 cidades no ano passado, a previsão da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) é expandir agora aos 399 municípios paranaenses.
O Mulher Segura trabalha tanto na capacitação de agentes públicos para atender essas ocorrências, como na conscientização e orientação de homens e mulheres para reduzir os casos de violência doméstica.
“Estamos alterando as estratégias preventivas que serão realizadas já em 2025, com a ampliação do programa aos 399 municípios do Paraná”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “Teremos a formação de policiais que atuarão como multiplicadores, para atuação imediata no processo de ampliação”.
O programa prevê, entre outras ações, a realização de palestras e ações educativas, a orientação de agentes públicos para atuar nesses casos e o monitoramento simultâneo de agressores e vítimas de violência doméstica.