Prefeitos eleitos de todo da região Sul do Brasil e também do Mato Grosso do Sul estão participando, em Brasília, da terceira rodada do Seminário Novos Gestores, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNP). O seminário teve início nesta segunda-feira e prossegue até esta terça-feira, com participação de diversos prefeitos eleitos da região, entre eles, Rodolfo Mota (União Brasil) e Rafael Cita (PSD), de Arapongas.
Na abertura do evento, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, chamou a atenção para a dependência, segundo ele ainda ancestral, do governo e mostrou ser melhor atuar em prol de mudanças estruturais e avanços definitivos. “Nossa entidade cresce porque enfrentamos o conflito federativo, que é base da democracia”, salientou ao destacar os quatro pilares fundamentais: independência financeira, atuação apartidária, credibilidade e estrutura técnica. “Nós temos uma estrutura de independência do governo de plantão e vamos continuar trilhando a questão do municipalismo, da defesa do cidadão”. reforçou.
Ziulkoski falou de um dos principais problemas estruturantes dos municípios e aconselhou os eleitos a cuidarem com a escolha de sua equipe de secretários, inclusive de saúde e de educação, que participaram de conselhos nacionais de categorias.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, também integrante da diretoria da Confederação, ressaltou a atuação de cada gestor para o andamento da pauta prioritária. “Às vezes, o prefeito fica olhando apenas para as emendas parlamentares, e esquece dos programas federais, que são a grande sangria de cada município, pois muitos não têm reajuste”, apontou o presidente da AMP. (DA REDAÇÃO)