CIDADES

3min de leitura - #

Escolas de Arapongas escolhem diretores

Renan Vallim

| Edição de 22 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

As campanhas para a eleição de diretor nas escolas municipais de Arapongas foram iniciadas nesta semana. Após decisão da Justiça barrar o pleito em novembro do ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, marcou para o próximo dia 30 a escolha dos diretores pela comunidade educacional.

Ao todo são 24 escolas do município, que também serão pontos de votação. As urnas ficarão abertas das 8 horas às 18 horas, ininterruptamente. Podem votar os pais de alunos matriculados nas escolas, professores e funcionários da educação. Cada escola será responsável pela contagem dos votos, e posteriormente, pela entrega do resultado e das urnas à Secretaria de Educação.
Cada diretor eleito terá mandato de três anos. A Secretária Interina de Educação, Luciana Gutierris, tem boas expectativas para esta nova eleição. ” Nossa secretaria vai passar por mais uma eleição, e esperamos que tudo transcorra de maneira tranquila. E que tudo seja feito em prol dos alunos e da qualidade da educação em Arapongas”, frisou ela.
Todos os candidatos só foram aprovados após comprovarem estar dentro dos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação. É necessário que os candidatos tenham diploma de gestão escolar, pelo menos três anos de docência, estar lotado à escola da qual pretende ser diretor, apresentar plano de ação, ter idoneidade na gerência de recursos financeiros e pessoais e ter 40 horas disponíveis para atuar no cargo.

JUSTIÇA
Em novembro do ano passado, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Arapongas havia suspendido as eleições da Rede Municipal de Ensino. A suspensão aconteceu após um mandado de segurança solicitado pelo então prefeito recém-eleito Sérgio Onofre (PSC).
Aquela eleição, além de abranger as escolas municipais, também seria realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
De acordo com Onofre, o edital que regulamentava o processo nas creches foi publicado poucos dias após a eleição municipal. “O que a antiga administração queria fazer não era correto. Queriam colocar gente deles. Queriam comprometer a nossa administração, essa que é a verdade”, disse Onofre.
Segundo Onofre, há a intenção de promover eleições também nos 22 CMEIs de Arapongas em um futuro próximo. “Vamos regulamentar o pleito dos CMEIs da maneira que tem que ser e, só depois disso, promover as eleições. Ainda não temos data para fazer isso”, disse o prefeito.

VEJA MAIS