CIDADES

min de leitura - #

Protocolo da febre oropouche é tema de capacitação da AMS

Da Redação

| Edição de 30 de abril de 2024 | Atualizado em 30 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Protocolo da febre oropouche é tema de capacitação da AMS

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Profissionais da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana participaram nesta terça-feira (30) de uma capacitação sobre o protocolo de atendimento para casos da febre oropouche. As orientações foram ministradas pela médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Ariana Carolina Luciano Valim. A capacitação ocorre após a morte de um paciente de 57 anos com diagnóstico positivo para a febre. 

O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, reuniu médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE), profissionais da odontologia e demais profissionais da rede pública de saúde do município.

“As orientações foram direcionadas a toda rede municipal de saúde, dividindo os profissionais em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. Este esforço visou capacitar os profissionais para lidar com a identificação precoce e o tratamento adequado da febre oropouche”, explica o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A capacitação das equipes de saúde é de fundamental importância devido à confirmação de um caso de febre do Oropouche em Apucarana. “Identificado pelo “evento sentinela”, que é periodicamente utilizado em amostragens de sangue, este caso levou as autoridades de saúde a intensificar as medidas preventivas na região onde o caso foi identificado”, informa o médico da AMS, Odarlone Orente.