ABRAHAM SHAPIRO

3min de leitura - #

Não erre na autoconfiança

Da Redação

| Edição de 09 de maio de 2022 | Atualizado em 09 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Não erre na autoconfiança
Imagem descritiva da notícia Não erre na autoconfiança

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Tenho escrito frequentemente sobre a autoconfiança e sua importância em todas as direções da vida. Muito do que fazemos depende disso. Hoje eu estou aqui para lembrar você, caro leitor, de que é preciso um cuidado especial no trabalho de desenvolvimento da autoconfiança. Que cuidado? Precaver-se contra mentir para si mesmo. É difícil demais separar uma coisa da outra. Porém, é fundamental evitar a confusão cuja tendência é acontecer amiúde.

Para começar, precisamos moderar as nossas expectativas. A quem deseja isso, eu aconselho perguntar-se quais são estas expectativas. Só de conseguir expressá-las com clareza, você já terá dado um belo passo para avaliá-las com sinceridade.

Outra coisa importante é identificar de onde elas vêm. Ou melhor: elas têm base na experiência, na simples observação ou no desejo? Ou talvez na invenção criativa?

Seja honesto. Se a distância entre a realidade e o seu desejo é grande, as suas expectativas carecem de um ajuste muito sério.

Se for preciso, aprenda a usar os seus amigos como referência para não cair no ridículo. Fale a respeito e averígue se o que você estabeleceu como expectativa para si é razoável. Eles riram? Provavelmente você acaba de receber um indicativo inequívoco de que deve recalcular tudo, incluindo até o seu conceito sobre ‘o que é’ e ‘como se formula’ uma expectativa real para si.

Acho que passei dos limites. Mas para evitar a perda de foco, vou repetir o que considerei no início: autoconfiança é uma coisa; enganar-se com fantasias e ilusões é outra muito, muito diferente. Não prossiga nesta rota.