COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

APUCARANA NO CAMINHO CERTO

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2022 | Atualizado em 13 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia APUCARANA NO CAMINHO CERTO
Imagem descritiva da notícia APUCARANA NO CAMINHO CERTO

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Apucarana no caminho certo

O setor de serviços cresceu 6,7% no Paraná, no primeiro trimestre de 2022, de acordo com o IBGE. E o setor turístico registrou crescimento de 30,8%. Conforme o prefeito Junior da Femac (foto), os dados, comparados ao momento do começo da vacinação contra a Covid-19, apontam uma retomada consistente do setor que engloba atividades turísticas, restaurantes, academias, hotéis, produção de eventos, instituições de ensino e transportes. “Estas estatísticas são importantes. Em Apucarana investimentos em roteiros turísticos, em parques e em eventos artísticos e de ecoturismo movimentam toda a rede de serviços e de turismo. São restaurantes, bares, feiras, hotéis e, enfim, uma grande rede que gera emprego e renda”, avalia Junior, assinalando que “os números do IBGE mostram que Apucarana está no caminho certo”.

Obras nos Bombeiros 
Apucarana vai investir R$114.874,67 na reforma e manutenção da piscina do Corpo de Bombeiros. Esta obra, conforme o prefeito Junior da Femac (PSD), é importante para viabilizar os treinamentos que os atuais e os novos bombeiros recebem, para atuar em salvamentos e outras operações em rios e lagos. “Assinei nesta sexta-feira, em Curitiba, o contrato para início da obra. A fiscalização estará a cargo do 11° Grupamento do Corpo de Bombeiros Apucarana”, informa. Ainda em Curitiba, Junior da Femac teve outras agendas, incluindo reunião com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), visando a liberação para implantação de iluminação no canteiro central da BR-369, na saída para Londrina. 
Sessão movimentada
A Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar nesta segunda-feira, às 16 horas, sessão com uma pauta de doze matérias, o que pressupõe que será bastante movimentada em termos de discussões. Um dos projetos que chamam a atenção é o substitutivo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que cria no âmbito do município o programa “Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção”. Outro projeto da mesma comissão cria o cartão da pessoa em tratamento renal, que vai disponibilizar ao paciente vaga gratuita de estacionamento próximo do local onde é atendido. A sessão será presidida pelo vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD).
Contorno de Arapongas
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), reafirmou nesta semana que está bastante preocupado com a situação das obras do contorno, que estão paralisadas. Ele esteve recentemente em Curitiba cobrando uma posição do governo estadual. Segundo o prefeito, a Viapar perdeu na Justiça um recurso que tentava retirar a sua responsabilidade de pagar pelas desapropriações. Mais de 80% das áreas já foram desapropriadas. A concessionária firmou um acordo com o MPF, DER e Estado do Paraná para concluir em dois anos as obras pendentes, como é o caso do Contorno de Arapongas, lembra o prefeito, que cobra sua execução.
Juíza eleitoral afastada
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou a juíza Regiane Tonet da função eleitoral que exerce em Guaraniaçu, região oeste do Paraná, após postagens em redes sociais consideradas ofensivas contra o PT e ministros do STF. As mensagens foram publicadas entre 2017 e 2019. As postagens serão analisadas pelo CNJ para verificar se ferem o Código de Ética e a Lei Orgânica da Magistratura. A juíza vai responder a Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). Segundo Reclamação Disciplinar apresentada pelo Diretório Estadual do PT, diversas postagens da juíza trazem críticas a políticos, autoridades e membros do STF, com base em notícias jornalísticas.