Implantado em Ivaiporã a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), o programa Estudante Exemplar foi premiado na última quinta-feira (25) pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). O troféu de destaque nacional foi recebido pela vereadora Gertrudes durante a programação da Marcha dos Legislativos Municipais, encerrada nesta sexta-feira (26) em Brasília. O programa adotado pela prefeitura incentiva os estudantes com melhor desempenho na rede de pública. A vereadora Gertrudes destaca que o programa de Ivaiporã esteve entre as 20 melhores iniciativas de todo Brasil premiadas pela UVB . “É um reconhecimento muito importante para Ivaiporã”, comenta a vereadora que aproveitou a passagem pelo Distrito Federal para se reunir com
Obras na campanha
A eleição pela prefeitura de Arapongas em outubro deve ficar polarizada em dois nomes: o advogado Rafael Cita (PSD), da situação, e o atual vice-prefeito Jair Milani (PL), que foi para a oposição após ter sido afastado da gestão pelo prefeito Sergio Onofre da Silva (PSD). Como costuma ocorrer quando ex-aliados se enfrentam, a disputa promete ser quente. Onofre ironizou nesta sexta-feira que o vice-prefeito está usando as obras de sua administração na pré-campanha pela cidade. “Isso é sinal que a nossa gestão está boa”, disse. A saber, além de vice, Milani foi secretário de Obras da Prefeitura de Arapongas.
Bazana e Ratinho Jr
Eleito com a proposta de atuar em prol da educação especial, área que atuou por mais de 20 anos como voluntário, o deputado araponguense Pedro Paulo Bazana (PSD) se emocionou nesta quinta-feira (26) durante a inauguração da nova Apae de Laranjeiras do Sul, no Centro Oeste do Paraná. O prédio é a primeira escola de educação especial construída com o projeto e recursos exclusivos do Governo do Estado e é fruto de uma proposta apresentada pelo deputado ao governador Ratinho Junior em 2021, que aceitou de pronto a empreita e levou a ideia vários municípios. Segundo deputado, garantir espaço físico adequado para os alunos é uma luta de décadas. “É um sonho que se torna realidade”, diz Bazana.
Eleições em Mauá da Serra
Em Mauá da Serra, onde o prefeito Hermes Wicthoff (PSD) vem encerrando seu segundo mandato, a disputa pela prefeitura está se desenhando com pelo menos três pré-candidatos: a atual vice-prefeita Tânia Cristina Macedo (PSD), que conta com apoio de Hermes, o empresário Sidnei Antunes Ribeiro, Sid do Gás (Cidadania) e Givanildo Lopes, o Giva, do União Brasil. Caso a disputa feche em três nomes será um número até reduzido de candidatos em relação ao pleito de 2020, quando cinco candidatos disputaram a prefeitura, incluindo o atual pré-candidato Giva, que ficou na segunda colocação. Ele fez 39% dos votos válidos no último pleito.
Escritura na Mão
Além de sediar o Fórum Estadual de Turismo Religioso, Lunardelli também foi palco de uma mobilização da Cohapar e a Casa Civil do Governo do Paraná para ampliar a adesão ao Programa Escritura na Mão, modalidade de regularização fundiária Casa Fácil. O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Junior Weiller, falou com os prefeitos da Amuvi e destacou a meta proposta pelo Governo do Estado de titularizar 80 mil domicílios. “O governador Ratinho Junior colocou isso como prioridade junto com a equipe da Cohapar e as expectativas são muito positivas, porque é um anseio dele, dos municípios e, principalmente, é um sonho das famílias”, afirmou.o deputado Sérgio Souza (MDB) para tratar de projetos de interesse do município.