COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Emoção política em Arapongas

Da Redação

| Edição de 16 de setembro de 2022 | Atualizado em 16 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Emoção política em Arapongas
Imagem descritiva da notícia Emoção política em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A inauguração nesta sexta-feira do Colégio Estadual Irondi Pugliesi, em Arapongas, reuniu antigos aliados que há muito tempo estavam distanciados um do outro: o prefeito Sérgio Onofre (PSC) e o ex-deputado Waldyr Pugliesi (MDB). Na sua fala, o prefeito se emocionou ao lembrar de Irondi, ex-deputada falecida no ano passado. “Eles fazem parte da minha vida política e isso eu não nego. E agora transformamos este sonho em realidade: um colégio estadual para a Zona Sul com o nome de uma pessoa querida como a Irondi”, disse Onofre. Também emocionado, Waldyr reconheceu a liderança e o trabalho de Onofre. “É importante saudar o excelente prefeito que o Sérgio tem sido para Arapongas. Durante muitos anos nós caminhamos juntos. Depois, por questões políticas, trilhamos caminhos diferentes. Porém, este é um momento importante para Arapongas”, declarou.

Não podem ser presos 

A partir deste sábado (17), nenhum candidato nas eleições deste ano poderá ser preso, salvo em flagrante delito. A determinação entra em vigor 15 dias antes do pleito de 2 de outubro. O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar um candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha. Já os eleitores não poderão ser presos a partir de 27 de setembro (5 dias antes das eleições), a não ser também em caso de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. 

Segurança para Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará a Curitiba neste sábado para um comício na Boca Maldita, a partir das 10 horas, com um esquema reforçado de segurança. Batizado de “Todos Juntos pelo Paraná”, o ato terá a participação do candidato ao governo pelo PT, Roberto Requião. A última vez em que Lula esteve na cidade foi no dia 18 de março, quando Requião assinou sua ficha de filiação no partido. A assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) confirmou que haverá um esquema especial, mas que as informações são sigilosas. 

Moro está garantido

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou todas as seis ações de impugnações apresentadas contra a candidatura do ex-juiz federal Sergio Moro. Partidos e candidatos questionavam o seu domicílio eleitoral, já que ele havia se filiado ao União Brasil em São Paulo. Moro usou as redes sociais nesta sexta-feira para comemorar a manutenção de sua candidatura. “Mais uma derrota do PT e da velha política. Tentaram impugnar minha candidatura por motivos frívolos e perderam por unanimidade no TRE-PR. Caminho livre agora para renovar o Senado, defender o Paraná e mudar o Brasil”, escreveu no Twitter.

Entusiasmado com o Ideb

Pela segunda vez consecutiva, Apucarana conquista a maior nota do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) no Paraná, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A conquista foi comemorada com muito entusiasmo nesta sexta pelo prefeito Junior da Femac (PSD); pela secretária de Educação, Marli Fernandes; diretoras, coordenadoras e professores. Marli lembrou que a nota de Apucarana é maior do que as de todas as capitais do País. “É algo muito significativo para nós que, no final do ano passado, tivemos a grata surpresa de ter ganho o Prêmio Band Cidades Excelentes, em pesquisa de âmbito nacional do Instituto Áquila e a Rede Bandeirantes, como a melhor educação básica do Brasil”, citou o prefeito.