COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Ratinho Jr. recebe prefeitos

Da Redação

| Edição de 21 de junho de 2022 | Atualizado em 21 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. recebe prefeitos
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. recebe prefeitos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Ratinho Jr. recebe prefeitos

O governador Ratinho Junior (foto), do PSD, entrega nesta quarta-feira, às 10 horas, no Palácio Iguaçu, editais de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) para mais de 350 municípios. O aporte é superior a R$ 640 milhões, fruto do sistema de financiamento e de transferências voluntárias. Somado aos anúncios do começo do ano, são mais de R$ 1 bilhão em recursos para as prefeituras municipais investirem em pavimentação, aquisição de veículos, barracões industriais, pistas de skate, parques, ciclovias, pontes, centros de convivência, praças e infraestrutura urbana e rural neste semestre. O ato terá a presença do secretário da Sedu, Augustinho Zucchi, do assessor especial de gabinete da Governadoria, Beto Preto, e prefeitos de quase todo o Paraná. 

Feira Verde repercute 
O Programa Feira Verde vem alcançando resultados muito positivos em Apucarana. E isso já repercute no Vale do Ivaí. Ontem o secretário municipal da Agricultura, Gerson Canuto, e o vereador Rodrigo Lievore Recife (União Brasil) foram convidados a participar de reunião do “Território do Vale do Ivaí”, em Ivaiporã, com o objetivo de explicar o funcionamento do programa, diante do interesse de alguns municípios. O “Feira Verde” propõe a troca de recicláveis por hortifrutigranjeiros e, além de beneficiar as famílias, também gera bons resultados para a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis (Cocap) e para a agricultura familiar. O programa já atendeu vários bairros de Apucarana, tendo muita aceitação da comunidade.
Quinta-feira de orações
O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) espera que haja uma maior participação de pessoas no momento especial de orações, que acontece nesta quinta-feira, às 19h30, na Câmara de Apucarana. O Grupo de Oração se reúne toda última quinta-feira do mês para rezar pelos vereadores, pelo prefeito e por todos os agentes públicos que trabalham a serviço da população. “A Câmara é um lugar onde a gente debate e pode mudar a realidade do município para bem ou para mal, então vamos todos rezar para que nosso mandato acerte e possa construir o bem para todos os apucaranenses”, afirma o vereador, que diz estar cumprindo uma missão de cristão com esta iniciativa.
Convenções partidárias
Falta menos de um mês para o início do prazo para que os partidos políticos possam realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos e candidatas a presidente e vice-presidente da República para as eleições deste ano, bem como aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital. O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro, e o segundo turno para 30 do mesmo mês, caso haja. As convenções podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido. 
Pai e filha na política
Por onde tem andado na região, o ex-deputado federal Alex Canziani (PSD) não disfarça o orgulho que tem em relação à filha Luísa Canziani (PSD), sua sucessora na Câmara Federal. “Ela está fazendo um belo trabalho. É a deputada mais jovem do Brasil. A Luísa está tendo mais projeção em três anos de mandato do que eu tive em mais de 20 anos em Brasília”, afirma ele, que vai concorrer a deputado estadual para que a filha tente a reeleição na Câmara Federal. Alex foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos de 1999 até 2018, duas vezes vereador em Londrina, vice-prefeito e, ultimamente, secretário de Gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP).