POLÍTICA

3min de leitura - #

Deputados criam Frente Parlamentar das Estatais

Da Redação

| Edição de 29 de março de 2023 | Atualizado em 29 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Deputados criam Frente Parlamentar das Estatais
Imagem descritiva da notícia Deputados criam Frente Parlamentar das Estatais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná instalou nesta terça-feira a Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas. A instalação foi publicada no Diário Oficial da instituição, conforme determinação do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD). 

O pedido para constituição da Frente Parlamentar foi apresentado na sessão plenária do dia 7 de fevereiro deste ano pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e tem por finalidade aprofundar a discussão e criar meios de aprimoramento das políticas públicas e da legislação referente ao controle social de empresas públicas.

“A criação dessa Frente Parlamentar inova com a criação de um instrumento focado nos processos de privatização em curso de empresas estatais e de sociedades de economia mista controladas pelo Estado e na avaliação do cumprimento da função social dessas empresas, como Copel, Ceasa, Celepar e Compagas”, pontua o autor da proposta e coordenador dos trabalhos, deputado Arilson.

Em relação à Copel, Chiorato explica que tem por objetivo acompanhar o processo de privatização e também o processo de conciliação entre Estado do Paraná e Itaú Unibanco S/A no Supremo Tribunal Federal - (Recurso Extraordinário com Agravo nº 1291514), em que foi tratado especificamente sobre os possíveis reflexos da Lei Estadual nº 21.272/2022 na negociação entre as partes, como foi informado por petição conjunta das partes em 03/02/2023, nesse processo bilionário que envolvem ações da companhia. 

A nova Frente conta ainda com a participação dos deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT), Dr. Antenor (PT), Requião Filho (PT), Renato Freitas (PT) e a deputadas Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PSDB) e Luciana Rafagnin (PT).

O deputado Arilson esclarece que a Frente Parlamentar não pretende fazer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial global destas entidades da administração indireta, que é função comissão de fiscalização da Alep. A primeira reunião deve ocorrer já no próximo mês. (DA REDAÇÃO)

VEJA MAIS