APrefeitura de Ivaiporã obteve destaque entre os municípios do Vale do Ivaí na análise de governo que compõe a Prestação de Contas Anual (PCA) Municipal de 2023, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).
Os dados, que integram o Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), se referem a seis áreas essenciais da administração municipal: educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência social e transparência e relacionamento com o cidadão.
As informações foram obtidas pelo TCE-PR a partir da aplicação de questionários com interlocutores municipais nas seis áreas avaliadas. A partir do exercício de 2022, esses questionários passaram a compor uma das etapas de análise do novo modelo de Prestação de Contas Anual (PCA) Municipal, implantado pelo TCE-PR por meio do ProGov.
Entre os 26 municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), segundo a prefeitura, Ivaiporã obteve a nota mais alta na saúde (9,93) e transparência (8,62). Na educação, o município assegurou a nota 9,33, enquanto na assistência social, 6,84, e administração financeira, 5,29. Nos três casos, houve melhora nos resultados. Ivaiporã não dispõe de regime próprio de previdência.
“Os resultados alcançados demonstram o comprometimento da administração em proporcionar serviços públicos de excelência e os esforços em melhorar os índices a cada ano de gestão”, ressaltou o prefeito Carlos Gil (PSD).
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, também destacou a importância dos resultados. “Estamos constantemente buscando aprimorar os serviços, especialmente voltados ao atendimento à população. A nota é fruto do empenho das equipes que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço cada vez mais eficiente e humanizado”, declarou.
Já o secretário municipal de Educação, Adriano Diglio, ressaltou o papel fundamental da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A nossa missão é proporcionar educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral dos alunos. As notas obtidas são reflexo do comprometimento da equipes de trabalho”, observou Adriano Diglio.
Outros destaques regionais do levantamento foram São Pedro do Ivaí, com nota 9,76, e Apucarana, com nota 9,24, na educação; Lidianópolis com 9,65 na saúde; e Godoy Moreira com 9,09 em assistência social.