CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura investiga descarte de pneus no Pirapó

Da redação

| Edição de 14 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma denúncia feita por moradores levou a coordenadoria da Vigilância Epidemiológica e de Combate a Endemias da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), em conjunto com a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a averiguar um descarte irregular de cerca de 100 pneus no Distrito de Pirapó. Segundo informações preliminares, o material teria sido despejado durante a madrugada de ontem em trecho localizado entre a rodovia BR-369 e a linha férrea, na entrada principal da comunidade. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura investiga descarte de pneus no Pirapó

p
Além de ser um crime ambiental, a ocorrência caracteriza sério risco à saúde pública devido a possibilidade dos pneus servirem de foco proliferador do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, como a zika e chikungunya. “O pneu é um grande mecanismo de risco, um ambiente ideal para o mosquito se multiplicar pois acumula água facilmente, é quente, protegido de predadores”, explica Emídio Bachiega, vice-presidente da AMS. De acordo com ele, o setor de combate a endemias mantém monitoramento sobre toda a cidade, através do trabalho dos agentes, e que atitudes ilegais como a ocorrida no distrito precisam ser combatidas e denunciadas pela população. 
Ao tomar ciência da denúncia, o prefeito Júnior da Femac determinou rigor na investigação. “Estamos diante de uma ação irresponsável que coloca em risco o meio ambiente e a saúde de nossa população que vamos apurar com rigor a autoria e, uma vez identificados, aplicar as sanções legais previstas para este tipo de crime”, pontuou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai agora oficiar a Reciclanip, que é responsável pela logística reversa de pneus em todo o Brasil, para que proceda o recolhimento. “Vamos pedir urgência, para que isso ocorra o mais rápido possível”, informou Sérgio Bobig, secretário municipal. (EDITORIA DE CIDADES)